Governo do Estado do Espírito Santo
15/05/2019 17h43 - Atualizado em 15/05/2019 17h47

Detran|ES participa de ação do ‘Maio Amarelo’ em faculdade de Vitória

Com o objetivo de conscientizar os jovens e incentivar atitudes seguras no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participou da programação do “Maio Amarelo” promovida pela Faculdade Multivix, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (15). A ação faz parte das atividades desenvolvidas em alusão ao “Maio Amarelo” no Estado.

Cerca de 150 estudantes de vários cursos e funcionários da faculdade participaram do evento, que teve demonstração do teste do etilômetro, depoimento de um familiar de vítima de acidente de trânsito e simulação do atendimento a um acidente com motocicleta.

Durante a abertura, a gerente de Educação no Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol, chamou a atenção dos alunos para a responsabilidade de cada um no trânsito. “As pessoas sabem que têm que usar o cinto de segurança, respeitar a sinalização, que não se pode beber antes de dirigir. Mas por que muitas não fazem isso? A imprudência é a principal causa de acidentes. O que vocês têm feito para mudar de atitude no trânsito? Todos devem que ser responsáveis, prudentes e gentis no trânsito. É o respeito a regras simples de educação e respeito no trânsito que vai fazer a diferença”, alertou.

Na sequência, os estudantes ouviram o depoimento de Izaías Moreira, que falou para os estudantes sobre a perda da filha Sâmia, vítima de um grave acidente na Rodovia do Sol, em 2014, e alertou os jovens para a necessidade de ter atitudes responsáveis no trânsito.

“Minha filha tinha 24 anos e era universitária como vocês. Queremos que cada um aqui se conscientize que o carro é uma arma letal. A mãe de vocês não está preparada para perdê-los. A morte de uma pessoa no trânsito desestrutura uma família inteira. Eu vivi essa realidade e percebi que precisava fazer algo para que outras famílias não passem por isso e, hoje, faço palestras para alertar as pessoas e tentar conscientizá-las cada dia mais”, relatou.

Durante a ação, alguns alunos participaram da demonstração do teste do etilômetro feita por policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Eles explicaram como são feitos os testes e as consequências para os condutores que são flagrados dirigindo sob efeito do álcool. “A ingestão de bebida alcoólica associada à direção coloca a vida de todos em risco. A conscientização tem que começar com vocês jovens, que estão começando a dirigir agora”, disse o soldado Scotá, que coordenou a ação.

Conscientização

O estudante de Psicologia Leonardo Meirelles, de 18 anos, foi um dos que fizeram o teste. “Achei muito interessante essa ação na faculdade, principalmente porque atinge muitos jovens que estão começando a dirigir. Nós vamos a festas e bebemos, então, é importante este alerta para que a gente utilize outros meios de transporte para voltar para casa. As pessoas muitas vezes são irresponsáveis e não percebem como o trânsito mata porque nunca perderam alguém da família dessa forma. Por isso, achei o depoimento muito importante, já que mostra um pai que perdeu a filha e chama a nossa atenção para a necessidade de sermos responsáveis”, disse.

A funcionária da faculdade Patricia Martinelli também aprovou a ação. “Nós vemos muita imprudência no trânsito e as pessoas têm que se conscientizar. Quanto mais essa conscientização for feita, principalmente com os jovens, é melhor”, disse.

Ao final, os alunos do curso de Medicina fizeram uma simulação do atendimento a uma vítima de um acidente com motocicleta. Para envolver os estudantes nessa ação, a faculdade espalhou cartazes com mensagens de conscientização no trânsito e espalhou balões amarelos no pátio. A ação também será realizada na noite desta quarta-feira (15) com os estudantes do período noturno.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

(27) 3137-2627 / 99943-7060

imprensa@detran.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard