11/03/2019 15h55 - Atualizado em 13/03/2019 10h07

Detranzinho leva ações educativas para escolas de Itaguaçu nesta semana

O projeto “Detranzinho Itinerante” vai levar atividades a escolas do centro e da zona rural do município de Itaguaçu a partir desta segunda-feira (11). A equipe de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) pretende apresentar o trabalho a cerca de mil alunos da educação infantil e ensino fundamental.

As ações educativas para a promoção de um trânsito mais seguro são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e incluem atividades como teatro de fantoche, contação de história, Transitolândia, roda de conversa e palestra. Todas as abordagens trabalham a temática do trânsito e buscam conscientizar os estudantes para que adotem comportamento seguros no dia a dia no trânsito.

As atividades vão até a próxima sexta-feira (15) no período matutino e vespertino nas seguintes escolas: EMPF ‘Alto Sobreiro’, EMPEFEI José Fernandes, EMEF Thiers Velloso; EMUEFEI Sobreiro, EMEIEF Hugo Azevedo, EMEI Ivoni Comper Zimmer, CEI Rosa Frizera Coelho, CEII Maria Galazzi Covre, EMEIEF Pedro Thomazini, EMEF Maria Pauli Sperandio e EMEF Padre Alonso.

A aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da EMEF Thiers Velloso, Alexia de Oliveira Santos, participou das atividades na tarde desta segunda-feira (11). “Achei esse trabalho muito legal e apendi muita coisa com o Detranzinho, como sempre atravessar a rua na faixa de pedestres”, contou.

Seu colega Otávio Duque da Silva gostou das atividades e disse que vai levar o que aprendeu para ensinar para sua família. “Eu achei legal porque aprendi muitas coisas que podemos falar com os nossos pais em casa, como o que não se deve fazer no trânsito e também que a pessoa não pode beber e dirigir, que temos que passar na faixa de pedestre e usar o capacete para andar de bicicleta e de moto”, disse.

Detranzinho nas cidades

Os municípios que tiverem interesse em levar as ações de educação e trânsito do ‘Detranzinho Itinerante’ para suas escolas devem fazer a solicitação por meio de oficio, endereçado ao diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira. O documento pode ser protocolado na sede do departamento, em Vitória, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) no Estado.

Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060 - imprensa@detran.es.gov.br