15/04/2019 13h29

Nova unidade do Detran|ES em Ibiraçu começa a funcionar nesta terça (16)

Os moradores de Ibiraçu terão à disposição, a partir desta terça-feira (16), os serviços de uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). O novo Posto de Atendimento Veicular (PAV) foi inaugurada no último sábado (13), pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do Órgão, Givaldo Vieira, durante uma série de visitas, entregas e autorização de obras no município.

O PAV era uma demanda das lideranças do município há alguns anos devido ao fechamento da antiga unidade. Os moradores da região tinham de se deslocar até a Ciretran de Aracruz para ter acesso aos serviços do Detran que não podem ser feitos online.

Para Givaldo Vieira, a reabertura do Posto segue uma das diretrizes do Governo do Estado: um Detran mais perto dos capixabas, a partir da melhoria da estrutura para atendimento presencial e da informatização de serviços.

“É importante registrar que o novo PAV desafogará também o atendimento em outras Ciretrans da região, como em Aracruz. A melhoria na prestação de serviços é uma prioridade, definida pelo governador Renato Casagrande, que perseguiremos com planejamento, organização, responsabilidade e ações. Da mesma forma, estamos posicionando o Detran|ES em busca do protagonismo na formulação de políticas públicas com foco na redução de acidentes nas vias e rodovias”, assinala o diretor geral do Órgão.

Serviços

Dentre as principais atividades realizadas pelas unidades do Detran|ES estão o registro de veículos automotores e a habilitação de condutores. Associado a estes serviços, o Órgão desenvolve um conjunto de atividades que lhe competem, nos termos do artigo 22 do Código de Trânsito Brasileiro, como realização, fiscalização e controle do processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores; Expedição e cassação da Licença de Aprendizagem; Permissão para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação; Vistoria, Inspeção das condições de segurança veicular, registro, emplacamento, emissão de lacre da placa, e licenciamento de veículos, expedição do Certificado de Registro e do Licenciamento Anual.

Estrutura

O novo PAV de Ibiraçu fica na Avenida Arlindo Vicente, 201, no bairro Ericina, e tem área de 60m2, com ar-condicionado. A unidade é composta por dois guichês de atendimento ao público, sendo um para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). A unidade terá dois servidores, sendo um cedido pela Prefeitura Municipal, e funcionará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060