Mais de quatro mil pessoas participaram da 26ª edição do “Pedalaço pela Paz, Conte até 10!”, nesse domingo (25). O já tradicional passeio ciclístico, que divulga a cultura da paz no Estado e reforça os cuidados com a segurança no trânsito, é realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Nesta edição, o evento arrecadou mais de duas toneladas de alimentos, que serão destinados a instituições sociais da Grande Vitória.
Os ciclistas saíram da Praça do Papa, em Vitória, e passaram pela Terceira Ponte em direção à Prainha, em Vila Velha, de onde retornaram para o ponto de partida, em Vitória.
Na concentração, na Praça do Papa, a equipe da Gerência de Fiscalização de Trânsito (Gefit), por meio dos agentes de trânsito, realizaram um trabalho educativo relacionado aos veículos de duas rodas, como bicicleta, bicicleta elétrica, autopropelido e ciclomotor, esclarecendo dúvidas sobre as regras de circulação e as obrigatoriedades legais para conduzir os veículos.
Os agentes de trânsito do Detran|ES também fizeram a escolta dos ciclistas que saíram de Vila Velha em direção à Praça do Papa, para participar do evento. Durante o Pedalaço, os agentes auxiliaram na segurança dos ciclistas juntamente com as viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e das Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, pedalou no evento e reforçou os cuidados com a segurança. “A bicicleta é um excelente veículo porque é saudável e sustentável, mas precisa ser respeitada no trânsito. Concluímos mais um Pedalaço pela paz no trânsito com essa participação dos capixabas. Nossa equipe de Fiscalização de Trânsito esteve presente com uma abordagem educativa sobre os veículos de duas rodas, que estão cada vez mais presentes no trânsito, e também orientou, apoiou e protegeu os ciclistas que participaram do evento”, disse.
O procurador-geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal, participou do evento e destacou sua relevância como forma de aproximação com a sociedade. “O Ministério Público hoje está defendendo o que defende todos os dias: respeito, justiça, igualdade para todos e paz”, afirmou.
A motorista Adina de Lacerda veio de Cariacica com dois amigos. Ela contou a sua história com o evento. “Participei do Pedalaço no ano de 2000 com meu marido e meu irmão, que já faleceram. Esses anos todos aí, parei de usar a bicicleta e, de dois anos para cá, voltei a pedalar e a acompanhar o Pedalaço de casa, sempre querendo voltar. Neste ano, consegui fazer a inscrição nos últimos dias. O Pedalaço pela paz está no meu coração e faz parte da minha história, fiz parte do começo disso e voltar a participar agora é uma alegria muito grande”, contou.
Luiz José de Souza e o filho Murilo Valadares de Souza, hoje com 15 anos, são de Vila Velha e já participam do Pedalaço juntos há anos. “Esse evento é maravilhoso! Nós sempre participamos juntos desde que ele era pequeno. É emocionante”, comentou Luiz José de Souza.
Pedalaço pela Paz
O Pedalaço faz parte da campanha nacional “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e busca incentivar atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Espírito Santo.
A iniciativa, já tradicional, marca o Dia Estadual da Cultura de Paz e tem como propósito promover valores como paz, solidariedade e consciência cidadã, além de reforçar a importância da condução segura no trânsito.
O evento, realizado pelo MPES, é produzido pela empresa Alex Produções e Eventos e conta com a parceria do Governo do Estado, por meio do Detran|ES, da Polícia Militar do Espírito Santo, Corpo de Bombeiros Militar do ES, Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha, além de empresas patrocinadoras.
O passeio ciclístico “Pedalaço pela Paz” é um tradicional evento esportivo beneficente, que acontece desde 1999 e já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos que são destinados para entidades sociais da Grande Vitória e fundações filantrópicas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges
Com informações do MPES.