As ações de fiscalização de trânsito foram intensificadas no mês de janeiro em todo o Estado durante a Operação Verão, que reúne as forças de segurança para inibir a desobediência às leis de trânsito e preservar vidas nas vias capixabas. Em 12 blitze realizadas de norte a sul do Estado, 2.269 veículos foram abordados pelos agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e órgãos parceiros dentro das operações integradas do programa Força Pela Vida. Um total de 639 infrações de trânsito foram autuadas, três condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 85 se recusaram a fazer o teste do etilômetro.
O reforço nas operações de fiscalização segue a determinação do Governo do Estado para que as forças de segurança se mobilizem em prol da redução de mortes no trânsito após os altos números de 2024, quando foram registradas 973 mortes nas vias capixabas, um aumento de 17,9% em relação ao ano anterior. A Operação Verão começou após o Natal, no dia 26 de dezembro de 2024, e se estende até o fim do Carnaval, no dia 05 de março deste ano, com ações nos municípios onde ocorre maior concentração populacional durante a estação e há um maior volume de turistas e veículos em todo o Estado, principalmente no litoral capixaba.
Integram a Operação Verão, além do Detran|ES, as Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e do Turismo (Setur), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Capitania dos Portos do Espírito Santo e prefeituras municipais.
Tipos de operações
Entre as ações de repressão realizadas, duas foram nos municípios de Montanha e Pinheiros, com foco em motocicletas, que são denominadas “Operação Cavalo de Aço”. Os agentes abordaram 97 veículos, incluindo motos e carros, e registraram 51 infrações de trânsito que colocam em risco a segurança dos próprios condutores e das demais pessoas nas vias. Três veículos foram removidos ao pátio por infrações administrativas.
Na Capital, uma operação para combate ao transporte clandestino de passageiros foi realizada no Aeroporto de Vitória. Três condutores foram autuados por utilizar veículo não licenciado para realizar transporte de passageiros. Foram registradas ainda infrações a veículos com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados (4), a recusa ao teste do etilômetro (3), veículo em mau estado de conservação (3), calçado inadequado (3), entre outras.
Além disso, os agentes de trânsito do Detran|ES e da Guarda Civil Municipal de Vitória (GTO/ GCMV), juntamente com a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), prenderam em flagrante dois jovens que estavam disputando um “racha” na Avenida Adalberto Simão Nader, em Goiabeiras.
Também foram efetuadas ações de fiscalização de trânsito na Região Norte, nos municípios de Aracruz, Linhares, São Mateus (Guriri) e Conceição da Barra (Itaúnas); e na Região Sul, nos municípios de Guarapari, Marataízes, Itapemirim, Piúma e Anchieta.
Importante destacar que, além da fiscalização, as ações que aconteceram nas Regiões Norte e Sul contaram também com abordagens educativas, por meio da participação da equipe de educação no trânsito do Detran|ES. Entre as atividades, no CineDetran, os abordados foram convidados a assistir vídeos educativos sobre comportamento no trânsito e a participar de uma breve palestra sobre comportamento seguro enquanto as verificações eram feitas pelos agentes.
Na última sexta-feira (31), blitze da Lei Seca foram realizadas simultaneamente em quatro pontos nos municípios da Serra, Vitória e Guarapari. Nessa grande operação, foram registrados 79 autos de infração por recusa ao teste do etilômetro e 20 remoções de veículos por irregularidades administrativas.
Dados gerais das operações em que o Detran|ES participou no mês de janeiro:
Veículos abordados: 2.269
Infrações autuadas: 639
Condutores flagrados por beber e dirigir: 03
Condutores que se recusaram a fazer o teste do bafômetro: 85
Veículos removidos: 46
Principais infrações
- Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com a utilização de capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção ou com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran;
- Dirigir veículo sem ter Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor;
- Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;
- Conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado;
- Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br