O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promoveu, na tarde desta quarta-feira (15), um encontro em apoio à campanha Outubro Rosa, conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento, realizado no auditório da sede do órgão, em Vitória, reuniu servidores para um momento de informação, reflexão e solidariedade.
A iniciativa marca o início da campanha de arrecadação do Detran|ES em apoio a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), responsável por manter, em Vitória, o Hospital Santa Rita de Cássia — referência no tratamento oncológico no Estado. Assim, a partir desta quarta-feira, é possível destinar doações para a Afecc em unidades do Detran de todo o Estado até 27 de outubro.
Estão sendo arrecadados fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal e alimentos para o lanche dos pacientes. As contribuições podem ser entregues nas unidades do Detran|ES ou feitas por Pix (afecc@santarita.org.br) e pelo site afecc.doareacao.com.br.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou o papel social do órgão e a importância de unir esforços em torno de causas que salvam vidas. “O Outubro Rosa é um lembrete de que a informação e o cuidado com a saúde precisam estar em primeiro lugar. O diagnóstico precoce faz toda a diferença na cura do câncer de mama. Apoiar a Afecc é uma forma de contribuir com quem enfrenta essa batalha e de reafirmar nosso compromisso com a vida e o bem-estar das pessoas”, afirmou Givaldo Vieira.
Durante o encontro, o oncologista Dr. Glaucio Bertollo apresentou uma palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, destacando os principais cuidados que as mulheres devem adotar no dia a dia.
“É sempre importante reforçarmos a prevenção, pois um câncer descoberto no início é a chave mais poderosa para a cura, elevando as chances de sucesso do tratamento para até 95%. Ainda que estejamos aqui hoje para falar do câncer de mama, essa premissa do cuidado e prevenção, vale para todos os tipos de câncer”, disse o médico.
A servidora Edileusa M. Andrade também emocionou os colegas ao compartilhar sua experiência pessoal de superação após vencer um câncer.
“Eu estou aqui hoje graças a Deus e a minha gana por viver! Estar viva e forte, esse é o objetivo. Me sinto na obrigação de compartilhar com as pessoas a minha história, o quanto se conhecer é importante. Ainda que em algum momento os médicos não tenham dado a devida atenção ao que eu estava sentindo, corri atrás e assim acabamos descobrindo a doença. E, não me deixei abater, eu amo viver e lutei todos os dias por isso. Agradeço o acolhimento da Afecc, essa instituição que é muito maior e mais importante do que as pessoas imaginam. Se posso fazer um apelo a vocês, peço para que se cuidem, se olhem com atenção e carinho”, disse.
Como parte da mobilização, o Detran|ES convidou os servidores a vestirem rosa nas quartas-feiras de outubro e a participarem da campanha de doação à Afecc. “O Outubro Rosa é um movimento de empatia e solidariedade. Cada gesto de apoio ajuda a espalhar esperança, amor e cuidado”, pontuou o diretor-geral.
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto
imprensa@detran.es.gov.br