A operação integrada Força pela Vida, com foco no combate ao uso de álcool combinado com direção, abordou 653 condutores na noite de sexta-feira (19), em Vitória, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Viana e Guarapari. A operação, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) na Semana Nacional de Trânsito, faz parte da mobilização nacional de blitze com a temática da Lei Seca, em atendimento ao que prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Durante as abordagens, 31 condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e foram autuados pela infração prevista no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em Linhares, um condutor teve resultado positivo e foi preso em flagrante por conduzir com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.
Ao todo, os agentes de trânsito registraram 108 autos de infração de trânsito por condutas vedadas pela legislação. Entre as principais infrações: recusa ao teste do bafômetro (31), conduzir veículo com licenciamento vencido (22), conduzir veículo sem habilitação (15) e permitir posse a condutor inabilitado (11), entre outras.
“Estamos na Semana Nacional de Trânsito, um período em que as forças de segurança viária reforçam as ações educativas e de fiscalização para conscientizar a população da importância de obedecer à legislação de trânsito e adotar comportamentos seguros. Essa operação integrada Lei Seca faz parte do calendário nacional e reúne equipes de vários órgãos relacionados ao trânsito para combater o uso do álcool combinado à direção. O objetivo principal é reduzir os sinistros de trânsito e preservar vidas nas vias capixabas”, disse o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato.
A operação contou com a atuação de 70 agentes das instituições envolvidas. Além dos agentes de trânsito do Detran|ES, participaram da operação efetivos da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran); Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT); Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Grupo Tático Operacional de Vitória (GTO/GCMV); Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Linhares (GCMS/Detro); Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges