Agentes de trânsito do Departamentos Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participaram, nesta semana, do I Encontro Técnico de Cronotacógrafo, organizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES). O curso é voltado principalmente para os agentes de trânsito integrantes do Comitê Integrado Força pela Vida, com a finalidade de capacitá-los para a fiscalização eficiente dos cronotacógrafos.
A formação dos agentes de trânsito do Detran|ES tem o objetivo de qualificar os profissionais para detectar e prevenir situações de risco, como a condução com fadiga ou a violação dos limites de velocidade, que podem levar a sinistros (acidentes) de trânsito, auxiliando principalmente na fiscalização do Transporte Escolar.
O curso contou com a parte teórica, na terça-feira (20). Na quarta-feira (21), a equipe colocou em prática os aprendizados em uma operação de fiscalização do programa Força Pela Vida com foco nos veículos de grande porte, que têm como uso obrigatório o tacógrafo, nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Viana.
Durante a fiscalização, chamada ‘Carga Pesada’, os agentes abordaram 138 veículos, e registraram 147 autos de infração por condutas vedadas pela legislação de trânsito e que colocam em risco a segurança nas vias, entre elas 98 relacionadas a irregularidades nos tacógrafos.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica a importância da fiscalização do equipamento. “O cronotacógrafo é usado para controlar os veículos escolares, os ônibus e os caminhões de transporte de carga porque ele é capaz de medir a velocidade do veículo. O dispositivo tem todo histórico e o grau de fadiga do condutor, o que é muito importante para prevenir acidentes”, afirma
“Os agentes do Detran participam de um curso específico organizado pelo Ipem de fiscalização de cronotacógrafo, um equipamento obrigatório, diretamente relacionado à segurança viária, visando trazer mais segurança para a atuação dos agentes de trânsito e mais integração para as forças que atuam diretamente na fiscalização”, reforça o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato.
A diretora Técnica do Ipem, Gisleine Santana, destaca a importância do encontro. “Nós conseguimos qualificar fiscais para atuarem junto com o Ipem, unindo forças para realizar fiscalizações de cronotacógrafos. O efetivo sai desse encontro muito maior no nosso Estado e o Governo do Estado terá uma força muito maior para fiscalizar suas rodovias”, acredita.
“A gente leva para o cidadão uma confiança de que o trânsito está sendo monitorado de alguma forma e fiscalizado para ter segurança no trânsito. Também transmite para a população essa segurança de que as fiscalizações estão acontecendo de maneira adequada”, pontua a agente fiscal do Ipem, Gabriela Zamperlini.
Cronotacógrafo
Também conhecido como tacógrafo, é um dispositivo que registra de forma simultânea, inalterável e instantânea a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em veículos de transporte de carga e passageiros, em função do tempo decorrido. Ele também registra os parâmetros relacionados ao condutor do veículo, como o tempo de trabalho, pausas e descanso.
A verificação periódica desses instrumentos é uma exigência legal para determinadas categorias de veículos, visando garantir a confiabilidade das medições e assegurar o cumprimento das normas de trânsito.
Com a capacitação, os agentes poderão atuar para garantir a conformidade e o bom funcionamento do equipamento. Isso inclui a verificação da operação correta do aparelho, a presença e integridade dos discos ou fitas de registro, a legibilidade e correção dos dados neles contidos, além da atenção especial aos veículos de transporte escolar, que exigem um rigor ainda maior em suas condições de segurança.
A fiscalização adequada dos cronotacógrafos permite identificar veículos que operam com jornadas excessivas, reduzindo o risco de acidentes. A verificação também pode auxiliar na identificação de cargas transportadas em desacordo com os limites legais, contribuindo para combater a sonegação fiscal, além de promover o cumprimento da legislação de trânsito e às exigências metrológicas, elevando o padrão de segurança nas estradas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br