Governo do Estado do Espírito Santo
25/02/2025 13h48

Operação Cavalo de Aço resulta em mais de 1.200 veículos abordados

Foto: Iago Torezani/Ascom Detran|ES

O Programa Força Pela Vida deflagrou, nesta sexta-feira (21), a Operação Cavalo de Aço, com o objetivo de fiscalizar motocicletas a fim de reduzir o número de sinistros de trânsito, por meio da integração dos diversos órgãos de fiscalização e segurança e conscientização da população.

As equipes se dividiram em pontos de bloqueio e fiscalização, e alvo prioritário foram os motociclistas. Ao todo, 1.212 veículos foram abordados e 33 acabaram sendo removidos para pátios credenciados.  Também foram registrados três termos circunstanciados de ocorrência, por violação da suspensão do direito de dirigir, e os autuados responderão em liberdade. 

No total, 464 autos de infração foram lavrados. As principais infrações flagradas foram veículos não licenciados, condutores inabilitados, alterações irregulares em sistemas de iluminação, proprietário que permitiu a condução por pessoa inabilitada e veículos em mau estado de conservação, com defeito ou ausência de itens obrigatórios.

“O foco é sempre a preservação da vida. Por isso, mais de 100 agentes estiveram nas ruas levando conscientização sobre a importância de seguir as normas de segurança no uso de motocicletas. Foram verificados documentos, licenciamento, qualidade dos equipamentos de segurança e condições dos veículos”, explicou o gerente de fiscalização de trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato.

O titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, delegado Maurício Gonçalves, explicou que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos. “Esta é mais uma ação do Programa Força Pela Vida que vem trazer conscientização e fiscalização. No trânsito, somos todos responsáveis, e a redução de sinistros graves e óbitos é uma questão de reeducação, responsabilidade de todos”, afirmou. 

A Operação está alinhada com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e faz parte das ações adotadas pelo Governo do Estado para a redução de mortes no trânsito, que registraram aumento expressivo em 2024. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), no ano passado, 973 pessoas perderam a vida no trânsito, sendo que metade foi vítima de acidentes envolvendo motocicletas.

A ação desta sexta-feira se estendeu das 14h às 18 horas e foi realizada, concomitantemente, em Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Anchieta, Itapemirim e Linhares, reunindo 134 servidores de diversos órgãos. Participaram Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Guardas Municipais, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). 

Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito

Em atenção aos dados de mortes no trânsito, que superaram os registros de homicídios pela primeira vez na série histórica registrada pela Sesp, o Governo do Estado instituiu uma série de ações e iniciativas. Entre elas, está a criação de um Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito, coordenado pela Sesp e responsável por analisar as características dos sinistros de trânsito, planejar e realizar ações com foco na redução dos óbitos.

O grupo produz relatórios detalhados diariamente e se reúne semanalmente para avaliar os registros e analisar, individualmente, cada caso, conduzindo as estratégias para redução de incidentes e preservação de vidas no trânsito. O comitê se baseia na mesma estratégia do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que tem gerado importantes resultados na redução de homicídios e alcançado recordes históricos.

Em janeiro de 2025, primeiro mês de ações do Comitê, o Espírito Santo registrou 52 mortes no trânsito, contra 54 no mesmo período de 2024. A redução de 3,7% é importante para avaliar a efetividade das ações adotadas pelo Comitê e balizar as estratégias de continuidade do trabalho.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO CAVALO DE AÇO         

Veículos abordados: 1212 

Veículos removidos: 33 

Autos de infração lavrados: 464 

 

 Principais infrações flagradas: 

 - Veículo não licenciado - 83 

- Condutores Inabilitados - 67 

- ⁠Alteração no sistema de iluminação - 46 

- Proprietário que permitir posse a pessoa inabilitada - 43 

- Veículo em mau estado de conservação - 20 

- ausência ou defeito em equipamento obrigatório - 15 

 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com



Assessoria de Comunicação do Detran|ES   

Fabricia Borges / Zu Coelho   

imprensa@detran.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard