Governo do Estado do Espírito Santo

PROJETO DETRANZINHO ITINERANTE NAS ESCOLAS.

O DETRANZINHO itinerante nas escolas é um Projeto que leva ações educativas de trânsito, em todo Estado, de um jeito pedagógico e divertido.


Na prática como funciona o DETRANZINHO itinerante:

Consiste na aplicação de uma série de atividade lúdicas voltadas para crianças:

  • Trânsitolândia: 

Consiste em um jogo lúdico, em formato de tabuleiro, voltado ao público infanto-juvenil, em que são abordadas situações pertinentes ao convívio no trânsito, de modo a possibilitar, de forma divertida, aos seus participantes, a assimilação das principais regras e condutas cidadãs e a compreensão de seu papel como protagonista na multiplicação e transformação do trânsito.

  • Teatro de Fantoches

Atividade proposta aos alunos da educação infantil e do 1º e 2º anos do ensino fundamental I, em que é contada uma história, por meio de bonecos de fantoche, acerca de atitudes no trânsito, que permite que a criança reconheça os hábitos praticados no dia a dia pelas pessoas em seu convívio, e interaja, através de “feedbacks”, expondo sua realidade.

Os bonecos de fantoche são utilizados como metodologia de fácil compreensão, pois auxiliam na aplicação teórica das regras de trânsito e de cidadania, bem como nas abordagens sobre pedestres, ciclistas e passageiros.

  • Contação de Histórias

A Contação de Histórias busca, através da interação das crianças com o contador, abordar as principais regras necessárias para uma convivência melhor no trânsito.


Como é feita a divisão para atendimento:

  • Educação Infantil ao 2º ano:

Teatro de Fantoches: “No trânsito não há conto de fadas”;

Contação de histórias;

Oficina de pinturas.

 

  • Ensino Fundamental I

Palestra: “Segurança no trânsito”;

Vídeos educativos;

Transitolândia.

 

  • Ensino Fundamental II

Palestra: “Jovem na balada”;

Transitolândia;

Vídeos educativos sobre trânsito.

 

  • Ensino Médio

Palestra: “Trânsito – Compromisso e Cidadania” – 1º e 2º ano;

Roda de conversa – 3º ano.


Como levar ações ao seu Município?

Você pode solicitar o serviço do Detranzinho Itinerante no seu municipio, a solicitação deve ser realizada por meio de oficio, endereçado ao Diretor Geral do DETRAN|ES, Sr. Givaldo Vieira, que deve ser protocolado no DETRAN|ES (Sede) ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV).

Para facilitar, disponibilizamos um modelo de Ofício para Download. Baixe o modelo de ofício de solicitação aqui.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard