“Uma convivência melhor a cada esquina”. Esse é o tema do movimento Rua Coletivo, que vem mostrando que um trânsito mais humano e gentil depende de todos. Um movimento que acontece em todo o Estado, em todas as regiões. E os resultados do movimento, que foi lançado há um ano, foram apresentados, nesta última quinta-feira (27), na cerimônia de abertura do Maio amarelo 2017, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp/ES) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Detran|ES).
“A intenção principal do Movimento é a conscientização da população, por meio da educação e da promoção das leis para o conhecimento de todos. Nele é abordado seis principais focos de atenção, com objetivo na redução da mortalidade como: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia. De certa forma, todas as medidas são preocupações individuais, mas que têm grande impacto na coletividade”, comenta o diretor geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto.
Ações educativas
Em 2016, 35 municípios foram atendidos com ações educativas. A equipe do Detranzinho, o espaço de educação do Detran|ES, seguiu em frente promovendo 240 ações educativas, impactando 39.784 pessoas. Isso gerou, em um ano, um aumento de mais de 26 mil pessoas conscientizadas. E cada vez mais crianças estão aprendendo a ser a mudança no trânsito.
E com o objetivo de preservar vidas, outras ações e eventos de abordagens nas ruas foram realizados, onde impactaram o total de 55.390 pessoas. Na internet, nas redes sociais e no rádio, por meio das campanhas educativas, o alcance chegou a mais de 1 milhão e 700 mil pessoas.
Maio Amarelo 2016
Durante o mês de Maio do ano passado, no período em que é realizado o Movimento “Maio Amarelo”, mais de mil pessoas receberam os panfletos educativos; 2 mil carros foram abordados em ações educativas e mais de 7 mil pessoas participaram de um estande interativo em shoppings da Grande Vitória. Ainda, para reforçar ainda mais a conscientização a preservação das vidas, o Detran|ES participou de uma simulação de acidente envolvendo 40 vítimas, com parceiros que também atuam na redução de acidentes no trânsito. E Encerrou o mês com um passeio ciclístico, que contou com 1.200 participantes.
Semana Nacional de Trânsito
Para marcar a Semana Nacional de Trânsito, comemorada no passado entre os dias 18 e 25 de setembro, o Órgão realizou o I Seminário de Trânsito e Cidadania, que teve 391 inscritos e mais de 700 mil acessos pela transmissão ao vivo. Também, realizou o “Dia D Detran”, onde ofereceu serviços juntamente com outros órgãos do Estado e de grandes parceiros para aproximadamente 500 pessoas, além de levar aprendizado e conscientização.
E mais, as ações educativas realizadas durante a semana, levaram informações para 8 mil pessoas em praças e ruas.
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
Já no mês de novembro, quando é realizado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, 1750 pessoas foram alcançadas em apenas uma semana de conscientização.
A celebração deste dia é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação ao custo dos acidentes rodoviários para as comunidades, e enfatizar a necessidade de começar e promover esforços para controlar este importante problema de saúde e desenvolvimento de apoio às vítimas.
Na ocasião, o Detran|ES convidou a sociedade capixaba a fazer um gesto de solidariedade a quem já sofreu um acidente ou perdeu uma pessoa querida no trânsito, ao participar da “Caminhada pela Vida” , onde mais de 500 pessoas marcaram presença.
E com o objetivo de oferecer ajuda de especialistas para reduzir o sofrimento emocional de quem perde um familiar ou amigo e também as possíveis sequelas psicoemocionais causadas por um acidente envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, o oferece um serviço de gratuito. E durante o ano de 2016, foram realizados 272 atendimentos, onde 79 eram de novos usuários.
Investimentos e Melhorias
E mais investimentos e melhorias foram realizados com a arrecadação de mais de 10 milhões de reais em multas. Foi repassado mais de 3 milhões à Polícia Militar para realização da fiscalização de trânsito; Aquisição de 100 novos Etilômetros, além de manutenção e aferição pelo Inmetro em outros 149 equipamentos.
Para segurança nas rodovias estaduais, houve repasse de mais de 10 milhões ao Departamento de Estradas e Rodagem do Espírito Santo (DER/ES), para sinalização viária e redutores eletrônicos de velocidade.
Também, foram investidos 15 milhões em contratados para realização de melhorias na sinalização em 70 municípios, onde o trânsito não é municipalizado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br