04/02/2016 10h15 - Atualizado em 12/12/2017 10h43

04/02 - Detran|ES se mobiliza no combate ao Aedes aegypti

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou nesta semana inspeções visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, em todas as suas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), Postos de Atendimento Veicular (PAVs), Detranzinho e credenciados, como pátios, Centros de Formação de Condutores e áreas de vistoria.

Mediante o Decreto Nº 2156-S, que estabelece um dia de controle semanal obrigatório de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas áreas internas e externas dos edifícios públicos do Poder Executivo Estadual, o Detran|ES criou uma Comissão de Combate à Dengue. A comissão é responsável por definir medidas para realizar a fiscalização de possíveis focos de proliferação do mosquito nas áreas internas e externas de todos os prédios do órgão.

O presidente da Comissão de Combate à Dengue, Gibran Henrique Bolzan Lima, informa que alguns possíveis criadouros de mosquitos foram encontrados, mas os locais foram devidamente limpos. “Os objetos que, por ventura, poderiam estar sujeitos ao acúmulo de água foram jogados fora, ou acondicionados em locais protegidos, todos os ralos agora possuem telas de proteção e todas as caixas d’água ou reservatórios de água estão corretamente vedados”.

Essas inspeções só são possíveis com o apoio de todas as chefias, que vêm realizando uma inspeção semanal obrigatória. Após realizarem as vistorias, os chefes das Ciretrans, Pavs e credenciados enviam relatórios sobre as ações realizadas em seus postos de trabalho, o que foi encontrado no local e as medidas preventivas adotadas.

Gibran reforça ainda que é obrigação de todos os servidores do Detran|ES se atentarem para eventuais irregularidades e zelarem pela segurança e saúde de todos em seus locais de trabalho. “Contamos com o bom senso e a colaboração de todos para minimizar e, até mesmo exterminar de vez qualquer vestígio desse mosquito”.

Leilão de veículos

O Detran|ES ainda este mês irá realizar o leilão de mais de 30 mil veículos, sendo cerca de 8 mil automóveis e 22 mil motocicletas, que estão em pátios credenciados ao órgão em todo o Estado. A retirada dos veículos, que serão leiloados como sucata, vai proporcionar a limpeza dos pátios de veículos apreendidos, passo importante também na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

A retirada de veículos dos pátios credenciados e sob responsabilidade do Detran|ES no Estado vai contribuir para eliminar áreas que possam ser focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e chikungunya, já que em muitos pátios os veículos ficam ao ar livre, expostos à chuva e podem acumular água.

Atualmente, o controle e eliminação dos focos de mosquito nos pátios são feitos pelos proprietários desses espaços e, assim como em qualquer estabelecimento comercial, o monitoramento dos criadouros e ações de combate ao mosquito cabem às equipes responsáveis das prefeituras municipais. Nas fiscalizações realizadas pelo órgão os proprietários dos pátios são notificados a respeito da importância das ações preventivas para controle de locais que possam se tornar foco do mosquito.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br