04/06/2017 09h55 - Atualizado em 12/12/2017 10h50

04/06 - Detran|ES encerra o “Maio Amarelo” com passeio ciclístico em Vila Velha

As ruas de Vila Velha foram tomadas por centenas de ciclistas na manhã deste domingo (04). Eram os participantes do “2º Passeio Ciclístico Movimento Rua Coletiva”, evento promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com a Prefeitura de Vila Velha (PMVV) que marca o encerramento das ações do “Maio Amarelo” no Espírito Santo.

Os ciclistas saíram do Parque da Prainha e passaram pela orla da Praia da Costa e da Praia de Itapoã, encerrando o passeio na Praia de Coqueiral de Itaparica. Onde a equipe de educação do Detran|ES realizou abordagens educativas com os participantes para orientá-los sobre direção segura no trânsito, tanto na bicicleta, como em veículos ou como pedestres no dia a dia, cujo objetivo é conscientizar a população para um trânsito mais seguro e humanizado.

A diretora técnica do Detran|ES , Édina de Almeida Poleto, ressalta a importância das parcerias para a realização de uma campanha como essa. “Somos gratos aos órgãos Estaduais e Municipais, empresas, escolas, faculdades, universidades e pessoas da sociedade civil que abraçaram essa tão importante campanha pela vida no trânsito”.

Édina reforça ainda que as atividade do Detran|ES não terminam por aqui. “Seguiremos com nossas ações durante todo ano, em todo o Estado, não vamos parar. Aliás, não podemos parar, pois vidas precisam ser salvas por meio da conscientização, da educação para que nosso trânsito seja de fato coletivo”, destaca a diretora.

“Maio Amarelo”

No dia 27 de abril, foi lançada no Estado mais uma edição do Movimento “Maio Amarelo’, que em todo Brasil busca reduzir o número de acidentes. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade.

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Dentro da campanha Maio Amarelo, o Governo do Estado inovou e lançou no Espírito Santo, há um ano, o Movimento ‘Rua coletiva’, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br