Muitos capixabas devem pegar a estrada para aproveitar o feriado da Independência, mas é preciso ficar atento a alguns itens antes de sair com o veículo para evitar transtornos e garantir uma viagem segura. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta sobre os cuidados que se deve ter antes de fazer as malas e assumir a direção do veículo.
É preciso conferir o estado de conservação do carro ou motocicleta e, por essa razão, é aconselhável fazer uma revisão no veículo para ter certeza de que pneus, freios, equipamentos de sinalização, limpador de para-brisa e o óleo do motor estão em dia. Bem como, verificar se a documentação - do motorista e do veículo - está em dia.
Nas rodovias é necessária atenção redobrada, sobretudo naquelas onde há somente uma faixa de circulação em cada sentido. Grande parte dos acidentes é causado por causa de ultrapassagens indevidas.
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran|ES, Carlos Gaudio, ressalta sobre a importância dos dispositivos de segurança, como cintos e cadeirinhas infantis. “Os dispositivos de segurança devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. Em muitos carros o cinto traseiro acaba ficando para dentro do porta-malas e é importante frisar que a falta de seu uso por qualquer um dos ocupantes, além de ser um risco à segurança, acarreta em infração grave com multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”.
Além disso, Gaudio destaca também o uso o farol baixo ao trafegar nas rodovias em viagens diurnas. “Essa ainda é só uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (CTB), não há a obrigatoriedade, mas a recomendação visa a aumentar ainda mais a segurança do condutor. Claro, isso aliado às revisões do veículo”, salienta o diretor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Zu Coelho