05/02/2016 14h06 - Atualizado em 12/12/2017 10h43

05/02 - Carnaval: Detran|ES alerta para risco de misturar bebida e direção

Durante o período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta a população para os riscos de dirigir após ingerir bebida alcoólica. Essa combinação perigosa pode resultar em consequências trágicas e acabar com a festa de foliões.

Nessa época de curtir blocos carnavalescos e reunir os amigos, muitas vezes acompanhados de bebidas alcoólicas, é importante que os motoristas e também quem for pegar carona se lembrem de que nunca se deve misturar bebida e direção.

O diretor geral do Detran|ES, Romeu Scheibe, alerta para a importância do comportamento seguro no trânsito para a preservação da vida. “Além de não dirigir sob efeito do álcool, é importante que as pessoas sejam conscientes e não aceitem carona de motoristas alcoolizados e, se possível, impeçam que esses dirijam”, orienta.

Além do risco de provocar acidente, ameaçando sua própria vida e a segurança das pessoas que passam pelas vias ou estão dentro dos veículos, o motorista flagrado conduzindo automóvel sob efeito de bebida alcoólica recebe multa de R$ 1.915,40 e tem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, ficando 12 meses sem poder dirigir. O condutor também pode ser preso e responder por crime de trânsito.

Campanha

No Carnaval deste ano, a campanha do Detran|ES reforça a atenção do folião para o comportamento seguro no trânsito, que pode garantir a presença dele neste em outros carnavais e datas comemorativas nos próximos anos.

A campanha faz um convite para os foliões curtirem a festa de fevereiro de 2023, considerado o maior Carnaval de todos os tempos, com blocos, trios elétricos e escolas de samba. O evento, que é anunciado com tanta antecedência, intensifica a mensagem educativa do órgão, que alerta para os riscos da mistura bebida e direção, que pode impedir o folião de viver muitos carnavais, réveillons, férias e verões.

A proposta é alertar os cidadãos, principalmente os jovens, sobre os riscos de beber antes de dirigir e incentivar a mudança de comportamento principalmente nos períodos de festas.

Juntamente com a campanha, o Detran|ES também vai promover ações promocionais. A equipe vai alertar os foliões que forem curtir blocos de rua da Grande Vitória sobre os riscos de misturar bebida e direção e os cuidados no trânsito.

Confira a programação das ações:

05/02 – ‘Bloco Bleque’ – 17h – Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória
06/02 – ‘Banho de mar à fantasia’ – 11h – Praia de Manguinhos, Serra
07/02 – ‘Regional da Nair’ – 17h – Centro de Vitória
08/02 – ‘Olaria 2000 e Funil’ – 20h – Centro de Guarapari
13/02 – ‘Até parece que é santa’ – 14h – Av. Gil Veloso, na Praia na Costa, Vila Velha
14/02 – ‘Tamo Junto e Misturado’ – 14h – Bairro Expedito, Cariacica
27/02 – ‘Namoro, mas não caso’ – 17h – Praia do Canto, Vitória

Assista ao vídeo da campanha:

Christiano Mattos
3137-2627 – christiano.mattos@detran.es.gov.br