A equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai subir as montanhas capixabas neste fim de semana para levar educação de trânsito para quem for curtir a 39ª Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante.
Neste sábado (07), a equipe educativa vai abordar o público que participará dos shows e apresentações à noite, conscientizando os condutores e pedestres quanto às boas práticas para um trânsito mais seguro com foco no ‘motorista da rodada’. As famílias são o público-alvo das abordagens durante o dia no centro de eventos conhecido como Polentão, com atividades especialmente preparadas para as crianças.
A ação faz parte das programações do “Movimento Rua Coletiva: uma convivência melhor a cada esquina”, que realiza atividades voltadas para a educação de trânsito durante todo o ano no Estado, com seis principais focos de atenção: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, o uso do celular e o não uso de capacete, do cinto de segurança e de cadeirinha para crianças.
A ação interativa conta com a parceria da Rede Sim, que fará distribuição de prêmios para os que participarem das atividades promovidas e também divulgará a ação durante sua programação na rádio.
Na viagem
Quem não é da cidade e vai pegar a estrada para curtir o fim de semana deve ficar atento às medidas de segurança, fazer a revisão do veículo e conferir se a documentação está em dia. Seja numa viagem mais longa ou num passeio mais curto, os cuidados são essenciais para ir tranquilamente até o destino e voltar para casa com segurança.
Antes da viagem, o motorista deve fazer a manutenção do veículo e checar itens como limpador de para-brisa, pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel. O condutor deve verificar, ainda, se os equipamentos obrigatórios estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização, além do pneu sobressalente, que deve estar em bom estado de conservação e calibrado.
Os dispositivos de segurança, como os cintos, devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. Caso crianças de até sete anos e meio de idade estejam no veículo, é necessário transportá-las em cadeiras adequadas para cada faixa etária.
Além dos cuidados com a manutenção, o motorista deve conferir se a sua documentação e a do veículo estão regularizadas. Todos os condutores têm de estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e em situação regular e o documento de licenciamento em dia, já que são documentos de porte obrigatório.
Ter atitudes responsáveis no trânsito também é muito importante para garantir a própria segurança e a de todos no trânsito. Durante a viagem, o condutor deve obedecer à sinalização e aos limites de velocidade, utilizar equipamentos de segurança, praticar a direção defensiva e sempre respeitar os outros veículos e pedestres.
A atenção no trânsito é essencial para evitar acidentes. O condutor não deve utilizar o celular enquanto estiver ao volante. Além disso, quem quiser ingerir bebida alcoólica, independente da quantidade, deve passar a direção para outra pessoa que não vai beber ou utilizar um transporte alternativo, como ônibus, vans e táxis, assim, evita colocar em risco a sua própria vida, a segurança dos caronas que estiverem junto com ele e, também, de todos os que transitam nas vias por onde ele está passando.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli
fatima.negrelli@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br