Governo do Estado do Espírito Santo
08/01/2016 12h26 - Atualizado em 12/12/2017 10h42

08/01 - Engenheiro assume direção geral do Detran|ES

O engenheiro Romeu Scheibe Neto assumiu a direção geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) nesta quarta-feira (06). A nomeação foi publicada Diário Oficial de segunda-feira (04).

O novo diretor geral é Engenheiro Civil, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Atua no setor público há quase 20 anos e foi cedido ao Detran|ES pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde ocupava o cargo de Coordenador-Geral de Operações Rodoviárias desde 2011. Antes disso, iniciou sua vida profissional na área de pavimentação urbana na Prefeitura Municipal de Porto Alegre e desempenhou atividades na assessoria técnica da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, onde ingressou por concurso público em 2009.

Romeu Scheibe Neto assume o cargo com o propósito de desenvolver ações de modernização, inclusive por meio de parcerias público-privadas (PPPs), com a finalidade de aprimorar os serviços prestados aos cidadãos, dar transparência ao órgão, implementar melhorias na segurança viária através da implantação e manutenção da sinalização de trânsito dos 70 municípios capixabas onde o trânsito não é municipalizado.

A direção geral do Detran|ES foi ocupada em janeiro de 2015 por Fabiano Contarato , que solicitou exoneração por motivos de saúde no final de agosto. Em setembro, o ex-diretor técnico, Roger Tristão, assumiu a cadeira. Ele, também servidor cedido do DNIT, ficou no cargo até novembro e solicitou exoneração por motivos de promoção no DNIT. Então, foi designado para assumir interinamente o posto de diretor geral o atual diretor de Habilitação e Veículos, José Eduardo de Souza Oliveira.

Educação com foco na redução de acidentes

Um dos objetivos principais do Detran|ES para o ano de 2016 continuará a ser a Educação para o Trânsito, que tem sido realizada por meio do Detranzinho, a escola de educação para o trânsito do órgão, que realiza ações educativas sobre trânsito em escolas e empresas , abrangendo todo o Estado. Em 2015, mais de 10 mil pessoas participaram dessas ações.

O público principal das ações de educação feitas pelo Detran|ES são as crianças. O trabalho desenvolvido, parte da premissa que, se é na infância que a família dá noções de educação, e ensina as crianças a falar ‘por favor, com licença e obrigada’, isso pode, e deve ser estendido também às noções de bom comportamento no trânsito. A participação de crianças e adolescentes nas atividades faz com que elas atuem como multiplicadores e fiscais do comportamento de seus pais, tios, irmãos e de toda a sociedade. O órgão realiza também palestras e campanhas educativas voltadas ao público adulto.

Além ações próprias, o Detran|ES pretende continuar presente em todo o Espírito Santo, realizando ações também em parceria junto aos diversos órgãos estaduais envolvidos com a temática trânsito, como o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e outros.

Verão e Carnaval 2016

Em 2016 o carnaval será logo no início do mês de fevereiro, por isso, este ano concluímos que seria mais interessante unificar as ações. Ou seja, desenvolver uma estratégia de ações educativas que deverá começar no verão (Janeiro) e se estenderá até o fim do carnaval.

As campanhas a serem realizadas pelo Projeto Verão e Carnaval 2016 terão como foco orientar moradores e turistas que visitam o Estado do Espírito Santo quanto à necessidade e importância de juntos fazermos um trânsito mais seguro e humanizado, assim, reduzindo o número de acidentes, feridos e mortos.

O Projeto Verão e Carnaval serão executados durante o final de semana nas seguintes praias capixabas: Anchieta; Aracruz; Fundão; Guarapari; Linhares; Piúma; Serra; Vila Velha e Vitória.

Serão realizadas abordagens educativas com distribuição de brindes, porém sempre chamando a atenção do público alvo para a necessidade de se transformar o trânsito em algo mais humanizado e principalmente que sejam respeitadas as leis de trânsito.

Sinalização

Outro objetivo para este ano será o serviço de sinalização vertical e horizontal onde não há trânsito municipalizado, pois essas são de suma importância para que haja uma maior segurança nas vias urbanas desses municípios.

Para isso, o Detran|ES abrirá, ainda este ano, um edital de licitação para a contratação de empresas que possam realizar também os serviços de sinalização vertical, horizontal e dispositivos auxiliares nos municípios que não possuem o trânsito municipalizado.

Pátios

Conforme a Lei n. 13.160/15, publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de agosto de 2015, que começa a vigorar a partir de 23 de janeiro, que estabelece que os serviços de remoção, depósito e guarda do veículo deverão ser realizados diretamente por órgão público ou contratados por licitação pública (a previsão passou a constar do § 4º do artigo 271 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB). Nesse contexto, o Detran|ES criará um grupo de trabalho específico para propor uma nova modelagem para a prestação desses serviços, no formato de parcerias público-privadas (PPPs).

E com o objetivo de apresentar uma solução ainda mais efetiva para a situação, os veículos estão sendo transferidos para o pátio central, localizado na serra, para descontaminação, prensagem, trituração e reciclagem dos materiais presentes nos automóveis e destinação final após a realização de um leilão de veículos sucateados, a ser realizado em breve.

Ainda, em virtude dos altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, do zika e do chikungunya no Estado, o trabalho será intensificado com a criação da comissão de combate ao mosquito Aedes aegypti nas áreas internas e externas de todos os edifícios públicos do Detran|ES e seus credenciados, conforme Instrução de Serviço P Nº 3714, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (11), e também em atendimento ao Decreto Nº 2156-S, publicado no Diário Oficial do dia 08 de dezembro, que estabelece um dia de controle semanal obrigatório de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas áreas internas e externas dos edifícios públicos do Poder Executivo Estadual.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard