08/04/2016 12h15 - Atualizado em 12/12/2017 10h43

08/04 - Servidores do Detran participam da Semana da Saúde

A Semana de Saúde dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizada entre os dias 6, 7 e 8 de abril encerra nesta sexta-feira (08) com as doações de sangue coletadas dos servidores voluntários pelo Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) que podem salvar mais de 36 vidas. A programação da semana tinha o objetivo em proporcionar ao servidor do órgão uma reflexão sobre sua saúde e que atitudes tomar na prevenção.

O diretor Geral, Romeu Scheibe Neto, na abertura do evento, ocorrida na quarta-feira (06), destacou a importância em cuidarmos da saúde alertando sobre a necessidade de obter informações para podermos tomar a iniciativa e buscar as medidas necessárias na prevenção de nossa saúde. E ressaltou a importância de que todos devem fazer os exames preventivos e convidou os servidores para participar dos testes e da doação de sangue.

Na ocasião, o técnico de saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Orlei Amaral Cardoso, falou sobre a importância e cuidados que devemos ter no combate ao mosquito da Dengue, do Chikungunya e do Zika , destacando os principais sintomas e as formas mais eficientes de se prevenir e combater os efeitos da doença. Em seguida, o coral inclusivo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Vitória realizou uma emocionante apresentação, onde cantaram músicas do repertório popular brasileiro. “Achei a iniciativa do órgão em trazer o coral muito importante porque é necessário esse instrumento de inclusão. Foi bacana e faz muito bem para a alma, gostei muito, foi gratificante, disse José Ricardo Soares da Silva, corregedor do Detran|ES”.

No período da tarde os servidores tiveram a oportunidade de praticar a ginástica laboral aplicada pelo educador físico, Samarone dos Santos Ribeiro, que enfatizou a necessidade de fazer alongamento mesmo que não seja possível se levantar da cadeira. E orientou que, mesmo a pessoa sentada, é possível alongar-se.

No dia 07, o professor da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Bruno Henrique Fiorin, ministrou a palestra sobre Diabetes e esclareceu as dúvidas dos servidores. Após, os alunos do curso de enfermagem aferiram as pressões e realizaram a coleta de sangue para o teste de glicemia em 88 servidores. Para a servidora da Subgerência de Veículos, Fernanda Almeida de Souza Perini, a ação foi de grande importância. “Além disso, eles foram muito atenciosos e simpáticos com a gente”, destacou.

Dia Mundial da Saúde
O evento marca o dia mundial da saúde, celebrado anualmente em 7 de abril, e possui como principal objetivo a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, serve também para discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a Diabetes. Nesta ocasião, a OMS apresentou o primeiro relatório internacional feito sobre esta doença.
De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Christiano Mattos
3137-2627 – christiano.mattos@detran.es.gov.br