08/06/2016 07h12 - Atualizado em 12/12/2017 10h45

08/06 - Movimento Rua Coletiva: Detran|ES realiza pedal em Vila Velha neste domingo (12)

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) que utilizam a bicicleta como meio de transporte participarão neste domingo (12), do “Pedal Movimento Rua Coletiva”. O passeio ciclístico é uma realização do órgão em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) e sairá às 7 horas do Parque da Prainha e irá até o final da orla da Praia de Itaparica.

O coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Leonardo de Freitas, 34 anos, contou que há quase dois anos utiliza a bicicleta para ir ao trabalho e recomenda. “Eu moro em Cariacica, pedalo 32 km para ir e voltar. Parece muito, mas garanto, é bem mais rápido do que de ônibus ou carro. Além de ser mais econômico”.

A agente de serviço, Karol Bassani Amorim, 25 anos, recentemente também aderiu ao uso da bicicleta. “Moro relativamente perto do meu local de trabalho, mas de ônibus esse trajeto acaba ficando muito cansativo e, por influência de outros colegas que já faziam a atividade, há três meses comecei a vir de bicicleta. Para mim tem sido ótimo, pois sou mãe, e não teria tempo de fazer atividade física em outro horário”.

A melhora na qualidade de vida, benefícios à saúde e ao meio ambiente também são pontos motivacionais destacados pelos servidores do Detran|ES no uso da bicicleta. “Venho para o trabalho de bicicleta há quase dois anos e percebi uma grande disposição no meu dia a dia, meu humor melhorou muito, me sinto outra pessoa. Sem contar o bem que estou fazendo ao meio ambiente. Pode parecer pouco, mas sou menos um emitindo gases tóxicos no ar das nossas cidades, simplesmente por trocar o carro ou motocicleta pela bicicleta”, pontuou o assistente Técnico de Trânsito, Thayender Pratti, 24 anos.

Em contrapartida aos benefícios, uma queixa feita pelos três servidores, enquanto ciclistas é o desrespeito às regras de trânsito e a falta de gentileza nas vias urbanas. E este é o foco do “Movimento Rua Coletiva, uma convivência melhor a cada esquina”, que visa conscientizar a população para um trânsito mais seguro e humanizado, incentivar os cidadãos a praticar a gentileza, enxergar o próximo e lutar para a redução do número de acidentes de trânsito.

O passeio ciclístico é aberto ao público e os interessados em participar devem se dirigir à loja Celeiro das Bikes, na Avenida Leila Diniz, 147, no bairro Novo México, em Vila Velha, e trocar 2 kg de alimentos não perecíveis, pelo cupom de inscrição, até o dia 11 de junho. Os mil primeiros inscritos terão direito a um kit com a camisa do Pedal, que deve ser retirado no dia do evento.

Christiano Mattos 3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges 3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br