09/05/2016 12h27 - Atualizado em 12/12/2017 10h44

09/05 - Detran|ES faz ações do Movimento Maio Amarelo e Rua Coletiva nesta semana

A equipe do Detranzinho, o espaço de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), promoverá ações educativas sobre segurança no trânsito durante toda a semana. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo e Movimento Rua Coletiva.

Nesta segunda (09), os adolescentes do programa Jovem Aprendiz do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM) vão assistir a palestras ministradas pela equipe do espaço de educação do Detran|ES.

Na terça-feira (10) estão programadas diversas atividades, haverá uma ação em parceria com a Guarda Municipal da Serra, com os alunos da EMEF Aureniria Correa Pimentel. O centro de Convivência do Idoso, do Centro de Vitória receberá a equipe do Detranzinho para uma Roda de Conversa sobre os cuidados que o idoso deve ter no trânsito, seja como pedestre ou condutor de veículos.

O Centro de Convivência do Idoso, de Jardim da Penha, em Vitória, participará das atividades promovidas pelo Detran|ES na quarta (11). No mesmo dia, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Viana, acontecerá uma ação de abordagem aos motoristas em parceria com a ECO 101, com a distribuição de material sobre o Maio Amarelo e Movimento Rua Coletiva.

Na sexta-feira (13), o Shopping Moxuara, em Cariacica, será o ponto das ações dos educadores do Detranzinho. Eles estarão posicionados nas cancelas do estacionamento do shopping realizando a entrega de folders e explicando aos clientes o que é o mês de atenção ao trânsito.

O sábado (14) será de ação em parceria com a Guarda Municipal de Trânsito e a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME). Durante a manhã haverá distribuição de material sobre o Maio Amarelo e Movimento Rua Coletiva, e também a Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro, com perguntas e orientações sobre comportamento na direção, em que os participantes se caracterizam como pinos do tabuleiro e contam com o auxílio do público para avançar no jogo.

Para o coordenador de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES, Ivan Carlini, a mudança de comportamento das pessoas está baseada no estímulo recebido. “Se inserimos o discurso correto junto à sociedade, elas atuarão como multiplicadores e, até mesmo, fiscalizadores de seus amigos e demais familiares, fazendo com que haja uma mudança no comportamento de todos”, ressaltou.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br