Governo do Estado do Espírito Santo
09/09/2015 14h50 - Atualizado em 12/12/2017 10h40

09/09 - Detran|ES e PMES promovem ações educativas para um trânsito seguro

Setenta alunos, com idades entre seis e 10 anos, vão participar do projeto ‘Escola segura no trânsito’, na próxima quinta-feira (10), às 13h30, no Espaço Circular do Detran|ES. O evento terá participação da ‘Patrulha da Alegria’, do 1º Batalhão e parceria da Polícia Militar Ambiental.

As crianças são alunas da Escola Cristo Redentor, localizada no Bairro República, em Vitória, e as atividades serão coordenadas pela equipe de Educação no Trânsito do Espaço Circular, que fica no bairro Barro Vermelho, Em Vitória. Já a equipe da ‘Patrulha da Alegria’ apresentará teatro, músicas educativas com dicas de segurança para as crianças.

A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Sibaldo Zambone Silverol, ressalta que o Espaço Circular tem como premissa a educação, e foi criado como uma alternativa para atender à uma determinação do Código Brasileiro de Trânsito, que no Art. 76, fala que a Educação no Trânsito deve acontecer nas escolas das redes de ensino pública e privada, em atividades interdisciplinares. “Para que tenhamos um trânsito seguro é necessário que saibamos o que é um trânsito seguro. É esse conceito que nós trabalhamos em nossas atividades educativas, sejam elas realizadas com crianças ou com adultos”, destaca.

O sargento Suhett, idealizador da Patrulha da Alegria/PMES, destaca que a Polícia Militar tem estabelecido estratégias e ações que visam a promover o diálogo entre as comunidades a fim de reduzir a criminalidade, e isso também se encaixa no que diz respeito ao trânsito, visto que a violência no trânsito é a segunda maior causa de morte no país. “Isso é efeito do desrespeito às leis. Portanto, as ações de educação voltadas ao público infantil se fazem necessárias para proporcionar às crianças um processo de ensino-aprendizagem que lhes permita desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam construir hábitos e comportamentos seguros e serem cidadãos no trânsito”, ressalta.

O capitão Vitor Gallo, comandante da Quarta Companhia, ressalta que a Patrulha da Alegria é formada por um grupo de militares da 4ª Companhia do 1º Batalhão da PMES, que voluntariamente organiza e promove eventos levando orientações sobre prevenção, educação, interação, alegria e diversão às crianças de forma inovadora, estreitando os laços com a comunidade. Informou ainda que a equipe levará como atração a “Oitolândia” que é uma minicidade cenográfica com orientação sobre comportamento no trânsito, onde após passar no percurso as crianças serão contempladas com a CNH educacional personalizada; passearão em quadriciclos da PMES em local sinalizado, usando capacete e com a presença de monitores e no final do evento, palhaços e mascotes - que são militares fantasiados - farão apresentações com músicas e teatro educativo de forma lúdica.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental tem como missão participar, apoiar e executar projetos de educação ambiental para formação e informação das comunidades rurais e urbanas, bem como de professores e alunos, contribuindo de forma preventiva para a redução dos índices de crimes ambiental.

O diretor geral do Detran|ES, Roger Tristão, reforça sobre a importância dessas ações direcionadas às crianças. “A mudança de comportamento está baseada no estímulo recebido. Se inserimos o discurso correto junto às crianças, elas atuarão como multiplicadores e, até mesmo, fiscalizadores de seus pais e demais familiares, fazendo com que haja uma mudança no comportamento dos motoristas”, salienta o diretor.

A gerente do Detran|ES informa que o objetivo do evento é aproximar a PMES e o Detran|ES da comunidade escolar. E, principalmente, fazer com que as crianças aprendam bons valores como cidadãos, entre os quais, como atravessar na faixa de pedestres, como prevenir acidentes, respeitar os sinais de trânsito, e conheçam os significados das placas e a importância do uso do cinto de segurança.

As crianças assistirão a vídeos, participarão de palestras, oficinas de desenhos e de diversas brincadeiras educativas sobre trânsito e cidadania. Entre as atividades interativas, destacam-se a Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro, com perguntas e orientações sobre comportamento no trânsito, em que os participantes se caracterizam como pinos do tabuleiro, e contam com o auxílio do público para avançar no jogo; e a Oitolândia, um simulador de vias públicas em formato de oito, com 3 metros de comprimento, onde as crianças aprenderão sobre sinalização de trânsito e faixa de pedestre.

As demais escolas e instituições que se interessarem em conhecer o Espaço Circular é necessário apenas fazer um pré-agendamento pelo telefone (27) 3315-1597.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Zu Coelho
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard