10/05/2017 13h32 - Atualizado em 12/12/2017 10h50

10/05 - Maio Amarelo: Detran|ES participa de solenidade na Assembleia Legislativa

Para ampliar a divulgação e envolver a sociedade na conscientização para um trânsito mais seguro e humanizado, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Romeu Scheibe Neto, participou, na tarde dessa terça-feira (09), de uma sessão solene sobre a temática Maio Amarelo, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales).

Romeu Scheibe abriu o evento destacando o propósito das ações que serão realizadas durante todo o mês de maio. “Nosso objetivo é propor a redução dos índices de acidentes por meio de ações coordenadas de educação e de aplicação da legislação, que resultem em um trânsito mais humanizado. O grande desafio é criarmos uma consciência de multiplicação de boas práticas, propondo uma reflexão de toda a sociedade quanto ao tema trânsito”, disse.

Romeu ainda ressaltou a necessidade do engajamento de todos na luta para a redução do número de vítimas em todo o mundo. “Essa não é uma campanha só do Detran|ES, queremos adeptos para difundir essa ideia para um trânsito mais seguro. Nosso objetivo é mudar comportamento e arraigar esse conceito na sociedade”, salientou.

Na ocasião, foram apresentados os números e os resultados do Movimento “Rua Coletiva”, que foi lançado há um ano e tem a intenção principal de conscientizar a população por meio da educação e da promoção das leis para o conhecimento de todos. Nele é abordado seis principais focos de atenção, com objetivo na redução da mortalidade como: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia. De certa forma, todas as medidas são preocupações individuais, mas que têm grande impacto na coletividade.

Várias ações serão desenvolvidas durante todo o mês de maio. Confira aqui o cronograma de ações do Maio Amarelo.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Para trabalho do tema em um contexto local, o Detran|ES abordará o que as crianças pensam sobre as atitudes dos adultos com os quais convivem.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br