A partir de denúncias encaminhadas pela população, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o 5º Batalhão da Polícia Militar realizaram vistoria dos transportes escolares que atendem ao município de Ibiraçu e ao seu distrito de Rio Lampê, nessa quarta-feira (10).
Durante a ação, foram abordados 15 veículos, o que representa quase a totalidade de transportes escolares da região. Sete apresentaram alguma irregularidade relacionada ao condutor ou ao veículo. Ao todo, foram lavrados 16 Autos de Infração para os responsáveis.
O coordenador de Transporte Escolar do Detran|ES, Danilo Alves Duarte, orienta que os pais verifiquem a legalidade do serviço no site do órgão periodicamente, e não apenas na contratação. “É importante que os pais e responsáveis busquem saber se o transporte é realmente credenciado e obedece aos requisitos de segurança. Essa consulta pode ser feita no site do Detran|ES, informando a placa do veículo ou o nome do condutor”, explica.
Para conferir a situação do veículo que pretende contratar, basta acessar o site
www.detran.es.gov.br e clicar no menu esquerdo em ‘Credenciados’ e, depois, em ‘Transporte escolar’. No espaço próprio, o interessado deve inserir a placa do veículo ou o nome do condutor para ver a validade do credenciamento e verificar se o veículo está em situação regular ou não. Caso a ficha não exista, significa que o veículo é clandestino.
Caso perceba alguma irregularidade, o cidadão deve denunciar à Coordenação de Transporte Escolar do Detran|ES pelo telefone (27) 3137-2652 ou no e-mail transporteescolar@detran.es.gov.br, ou, ainda, por meio da ouvidoria no site www.ouvidoria.es.gov.br.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli
3137-2627 – fatima.negrelli@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges