11/05/2017 13h41 - Atualizado em 12/12/2017 10h50

11/05 - Maio Amarelo: Detran|ES e PRF fazem ação com motoristas em Viana

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Eco 101, abordagem de motoristas no posto da PRF em Viana, na manhã desta quinta-feira (11). Como parte das atividades programadas para este mês durante o “Maio Amarelo”, os condutores foram parados e convidados, juntamente com os passageiros, a participar da ação de conscientização, enquanto a habilitação e o documento do veículo eram consultados.

Os condutores parados assistiram a um vídeo sobre as principais causas e consequências dos acidentes de trânsito, estatísticas, simulação da falta do uso do cinto de segurança e exemplos de condutas perigosas nas rodovias. Também foi feita uma breve conversa com os participantes e, ao final, os condutores fizeram teste do etilômetro. O Detran|ES distribuiu material educativo e palavras cruzadas com a temática de trânsito.

A representante comercial Mônica Simões foi parada e aprovou a atividade educativa. “Ações como essa são muito importantes para conscientizar a gente cada dia mais. Viajo sempre e vejo muitos erros no trânsito e muitas vezes nós temos que dirigir por nós e pelos outros para evitar acidentes”, contou.

Junto com a esposa e os filhos de 10 e 4 anos, o lavrador Wagner Augusto assistiu ao vídeo e gostou da iniciativa. “É importante se educar sempre. Esses exemplos mostram que precisamos andar de forma correta para se defender e proteger a nossa família”, falou.

A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol, destacou que a ação é umas das programadas pelo órgão para o “Maio Amarelo” e que a participação dos parceiros é essencial para que a conscientização tenha um alcance maior. “Essa parceria do Detran|ES com a PRF vem desde o ano passado e é muito importante para atingir os condutores nas rodovias. Essa abordagem mostra aos condutores que, além da parte de fiscalização, também realizamos ações educativas. Queremos mostrar que as escolhas bem feitas fazem a diferença no trânsito”, ressaltou.

O superintendente da PRF no Espírito Santo, Wylis Lyra, reforça a importância da parceria entre os órgãos. “Nossos objetivos são os mesmos, a redução do número de acidentes e das mortes no trânsito. O Maio Amarelo proporciona a reflexão do condutor e a conscientização para adotar comportamentos seguros em seus deslocamentos. A atividade educativa pode parecer uma ação vaga para alguns, mas nós acreditamos que com a conversa e os exemplos apresentados nós conseguimos chamar a atenção para a necessidade de estar sempre atento no trânsito para garantir a segurança de todos”, disse.

As ações de educação de trânsito continuam durante todo o mês. Confira aqui o cronograma de ações do Maio Amarelo.

Maio Amarelo

Na última quinta-feira (27), foi lançada no Estado mais uma edição do Movimento “Maio Amarelo’, que em todo Brasil busca reduzir o número de acidentes. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade.

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Para trabalho do tema em um contexto local, o Detran|ES abordará o que as crianças pensam sobre as atitudes dos adultos com os quais convivem. “O ato de dar o bom exemplo é uma decisão de cada um. Entretanto, queremos propor uma reflexão sobre o olhar infantil. Sobre o que eles pensam com as atitudes dos pais, tios, enfim, adultos responsáveis sobre eles. A ideia principal é a representatividade de futuro, de exemplos para o futuro”, destaca o diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto.

Movimento Rua Coletiva

Dentro da campanha Maio Amarelo, o Governo do Estado inovou e lançou no Espírito Santo, há um ano, o Movimento ‘Rua coletiva’, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e para uma convivência melhor a cada esquina, de forma mais humana e gentil.

O movimento aborda seis principais focos de atenção: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia.

Maio Amarelo 2016

Durante o mês de maio do ano passado, no período em que é realizado o Movimento “Maio Amarelo”, mais de mil pessoas receberam os panfletos educativos; 2 mil carros foram abordados em ações educativas e mais de 7 mil pessoas participaram de um estande interativo em shoppings da Grande Vitória. Para reforçar ainda mais a conscientização para a preservação das vidas, o Detran|ES participou de uma simulação de acidente envolvendo 40 vítimas, com parceiros que também atuam na redução de acidentes no trânsito. E encerrou o mês com um passeio ciclístico, que contou com 1.200 participantes.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br