Levando o lema do Movimento "Rua Coletiva, uma convivência melhor a cada esquina" para as ruas e com o objetivo de incentivar a gentileza e a boa convivência para que todos tenham um trânsito mais humanizado e seguro, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) convida o motorista a cumprimentar o condutor ao lado com um sorriso.
A ação de simpatia nos semáforos, que faz parte das atividades programadas para este mês durante o "Maio Amarelo", começou na manhã desta quarta-feira (11) na Avenida Saturnino de Brito, em Vitória. A equipe exibiu uma faixa com a frase abra o vidro e cumprimente o motorista ao seu lado e abordou os condutores que pararam no semáforo com distribuição de panfleto educativo sobre a campanha.
Confira a programação da ação nesta semana:
Quarta-feira (11) – Vitória
8h às 11h – Av. Saturnino de Brito, em frente ao Bobs
12h às 14h – Av. Fernando Ferrari, no cruzamento com a Av. Adalberto Simão Nader
Quinta-feira (12) – Cariacica
8h às 11h – Av. Expedido Garcia, no semáforo da Pracinha Expedito Garcia
12h às 14h – BR 262, na altura do estádio Kleber Andrade
Sexta-feira (13) – Vila Velha
8h às 11h – Av. Carlos Lindenberg, em frente a garagem Continental (02 sentidos)
12h às 14h – Rodovia Darly Santos, em frente ao Atacadão
Movimento “Rua Coletiva”
O “Movimento Rua Coletiva” é uma ação do Detran|ES durante o “Maio Amarelo” e tem o objetivo de conscientizar a todos para um trânsito mais seguro e humanizado, incentivar os cidadãos a praticar a gentileza, enxergar o próximo e lutar pela redução do número de acidentes de trânsito em todo o mundo. O Movimento abordará seis principais focos de atenção: uso de celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia. Todas as medidas dependem de ações individuais, mas têm grande impacto na coletividade.
Para envolver a sociedade, várias ações estão sendo desenvolvidas durante todo o mês de maio. Filmes, anúncios, outdoor, publicações em mídias sociais e ações urbanas foram produzidos com o foco de mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil, associando ações educativas e o conceito “Rua Coletiva”.
A equipe do Detranzinho, o espaço de educação do Detran|ES, também está com uma programação intensificada de ações educativas sobre segurança no trânsito durante o Maio Amarelo.
Maio Amarelo
A preocupação constante em reduzir o número de acidentes de trânsito; em transformar a sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito; a incessante busca em programas, projetos, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos e, com isso, reduzir o gigantesco número de mortos e feridos pelas ruas de todo país, fez com que muitas entidades, já envolvidas com essa causa, convergissem seus esforços para uma mobilização.
Foi então que, em 2014, o Movimento “Maio Amarelo” nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges