O diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Romeu Scheibe Neto, e o diretor de Habilitação e Veículos, José Eduardo de Souza Oliveira, visitaram o Pátio Central do órgão, em Campinho da Serra, no município da Serra, em companhia do vice-governador do Estado, César Colnago, na tarde desta quarta-feira (11).
No local, que atua como uma central de reciclagem de sucatas provenientes dos veículos guardados nos pátios de todo o Espírito Santo, o vice-governador conheceu o trabalho realizado pela equipe de Remoção e Depósito de Veículos do Detran|ES.
O Detran|ES está removendo os veículos para o Pátio Central e fazendo a compactação para que o material ferroso seja entregue à empresa que arrematou as seis mil toneladas de sucata no último leilão, realizado em fevereiro deste ano.
O diretor geral do Detran|ES afirmou que os pátios anteriormente credenciados ao órgão estão sendo esvaziados e que a expectativa é de instalar novos pátios por região. “Os novos pátios para remoção de veículos serão divididos de acordo com as Microrregiões do Estado. Estamos estimando algo entre oito e dez pátios. O número exato será definido com o fim dos estudos elaborado pela área responsável”, declarou Romeu.
O vice-governador mostrou-se empolgado e surpreso com o que lhe foi apresentado. “O trabalho que o Detran|ES está realizando é de extrema importância para a sociedade, pois, além de minimizar as áreas de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, o órgão está gerando uma economia aos cofres públicos, diminuindo o número de imóveis utilizados para esse fim em todo o Estado”, relatou Colnago.
Atualmente, no pátio Central existem cerca de 16 mil veículos em fase de descontaminação e prensagem. Romeu conversou com o vice-governador sobre a regulamentação que o Detran|ES está realizando na atuação dos estabelecimentos que trabalham com desmonte, revenda ou reciclagem de peças usadas e que visa à identificação de peças de veículos vendidas no Estado. “O próximo passo é a realização de um leilão dos veículos que estão nos pátios e que não precisam virar sucata, como é feito hoje, e podem ser leiloados para desmonte e revenda das peças e, dessa forma, aumentar o retorno financeiro para o Estado”, informa o diretor.
Por meio desse processo o Detran|ES vai colocar em funcionamento, nos próximos meses, o Sistema de Registro de Desmonte Estadual (Sired), que será o sistema eletrônico estadual responsável pelo registro das empresas cadastradas e da movimentação das peças ou conjunto de peças.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Zu Coelho