11/12/2015 12h58 - Atualizado em 12/12/2017 10h42

11/12 - Detran|ES terá comissão para combater mosquito Aedes aegypti

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), José Eduardo de Souza Oliveira, designou uma equipe formada por cinco servidores para constituírem a comissão de combate ao mosquito Aedes aegypti no órgão e nos serviços credenciados. A Instrução de Serviço P Nº 3714 foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (11) e atende ao Decreto Nº 2156-S, que estabelece a segunda-feira como dia de controle semanal obrigatório de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas áreas internas e externas dos edifícios públicos do Poder Executivo Estadual.

A comissão será responsável por definir medidas para realizar a fiscalização de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti nas áreas internas e externas de todos os edifícios públicos do Detran|ES, incluindo a sede, as Ciretrans, Postos de Atendimento Veicular (PAVs) e o Detranzinho, e também de seus credenciados, como pátios, Centros de Formação de Condutores e áreas de vistoria.

“Essa equipe será muito importante para garantirmos que o Detran|ES fique livre do mosquito Aedes aegypti. A medida é essencial para garantir a saúde dos nossos servidores e também dos usuários que atendemos em nossas unidades e também nos serviços credenciados ao órgão”, destaca o diretor geral, José Eduardo de Souza Oliveira.

Os pátios de veículos removidos são um dos serviços credenciados ao Detran|ES que terão a fiscalização intensificada. Nesses locais, o controle e eliminação dos focos são feitos pelos proprietários dos pátios e o monitoramento dos criadouros e ações de combate ao mosquito cabem às equipes responsáveis das prefeituras municipais. “Nas fiscalizações realizadas pelo órgão, os proprietários dos pátios já eram notificados a respeito da importância das ações preventivas nos locais que possam se tornar foco do mosquito e esse controle será intensificado agora devido aos altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti”, destaca o coordenador de Remoção e Depósito de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Jadir Tosta Júnior.

O espaço de educação de trânsito do Detran|ES, o Detranzinho, também realiza o monitoramento constante de toda a área. Os servidores responsáveis pela limpeza do local colocaram redes em todos os ralos, fizeram a limpeza do mato e estão sempre atentos aos materiais que possam vir a reter líquidos e se tornar foco do mosquito, como copos plásticos, telhas e ralos. Também é feito o reaproveitamento de materiais como pneus, que foram transformados em suportes para os bancos. “Para nós é de extrema importância ter o controle adequado para nos livrarmos de possíveis focos do Aedes aegypti. Assim, protegemos as crianças que recebemos em nosso espaço, além, é claro, de beneficiarmos a saúde de nossos servidores”, salientou a gerente de Educação no Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Sibaldo Zambone Silverol.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br