Governo do Estado do Espírito Santo
13/05/2016 08h15 - Atualizado em 12/12/2017 10h44

13/05 - Diretor do Detran|ES participa de programação do ‘Maio Amarelo’ na Rede Sim

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Romeu Scheibe Neto, participou na noite desta quinta-feira (12) da programação especial preparada para o “Maio Amarelo” na Rede Sim, que aderiu à campanha em todo o Estado. A rede fez um dia de ações voltadas para a temática da segurança no trânsito na sede em Vitória, com os funcionários vestidos com a camisa da campanha e o prédio iluminado e decorado com balões com a cor amarela.

Scheibe deu entrevista sobre o “Movimento Rua Coletiva: uma convivência melhor a cada esquina” e as ações programadas durante o “Maio Amarelo” para a rádio e a revista Sim e participou ao vivo do programa Hora News, da Record News ES. Ele também falou da importância da ação para os funcionários da empresa. “A Rede Sim está de parabéns por essa iniciativa de aderir ao Movimento e vestir o amarelo, com a decoração e os funcionários todos com a cor da campanha. É isso que nós queremos, a adesão de todos para criarmos uma consciência de multiplicação de boas práticas, propondo uma reflexão de toda a sociedade quanto ao tema trânsito”, destacou.

O presidente da Rede Sim, Rui Baromeu, disse que após participar da abertura do “Movimento Rua Coletiva” e do “Maio Amarelo” no Palácio Anchieta se emocionou com o depoimento de pais que perderam seus filhos em acidentes e levou a campanha para dentro da empresa. “Esse tipo de campanha é muito importante porque nos toca e nos chama a atenção para o número de acidentes de trânsito. São comportamentos que precisam ser adotados pelo motorista e por todos que andam nas vias e que só campanhas sérias como essa vão levar ao conhecimento da sociedade a noção do é a perda de uma vida. Toda a Rede Sim está à disposição dessa ação não só em maio, mas durante o ano todo”, ressaltou.

Pela adesão e parceria com o Movimento Rua Coletiva, a Rede Sim receberá um certificado do Detran|ES como entidade que faz parte dessa campanha. As empresas e entidades que tiverem interesse em participar devem assinar o termo de adesão disponível no site www.detran.es.gov.br e entregar ao órgão para receber um certificado como parceiro do Detran|ES e do Governo do Estado. “Essa não é uma campanha só do Detran|ES, queremos adeptos para difundir essa ideia para um trânsito mais seguro. Nosso objetivo é mudar comportamento e arraigar esse conceito na sociedade”, disse o diretor geral.

Movimento “Rua Coletiva”

O “Movimento Rua Coletiva” é uma ação do Detran|ES durante o “Maio Amarelo” e tem o objetivo de conscientizar a todos para um trânsito mais seguro e humanizado, incentivar os cidadãos a praticar a gentileza, enxergar o próximo e lutar pela redução do número de acidentes de trânsito em todo o mundo. O Movimento aborda seis principais focos de atenção: uso de celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia. Todas as medidas dependem de ações individuais, mas têm grande impacto na coletividade.

Para envolver a sociedade, várias ações estão sendo desenvolvidas durante todo o mês de maio. Filmes, anúncios, outdoor, publicações em mídias sociais e ações urbanas foram produzidos com o foco de mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil, associando ações educativas e o conceito “Rua Coletiva”.

A equipe do Detranzinho, o espaço de educação do Detran|ES, também está com uma programação intensificada de ações educativas sobre segurança no trânsito durante o Maio Amarelo.

Maio Amarelo

A preocupação constante em reduzir o número de acidentes de trânsito; em transformar a sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito; a incessante busca em programas, projetos, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos e, com isso, reduzir o gigantesco número de mortos e feridos pelas ruas de todo país, fez com que muitas entidades, já envolvidas com essa causa, convergissem seus esforços para uma mobilização.

Foi então que, em 2014, o Movimento “Maio Amarelo” nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard