13/08/2015 07h26 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

13/08 - Veja o que fazer quando encontrar uma CNH

Quem já perdeu um documento sabe o transtorno que é ficar sem a Carteira de Identidade, o CPF ou o cartão do banco, por exemplo, e ter que providenciar uma segunda via. No caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), enquanto estiver sem o documento, o motorista fica impossibilitado de dirigir, já que a CNH é um documento de porte obrigatório e conduzir sem a carteira é uma infração de trânsito, com multa e retenção do veículo até a apresentação do documento.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta que ao encontrar uma CNH perdida, o cidadão deve entregá-la em qualquer unidade do órgão no Estado. As CNHs recebidas nas Ciretrans e nos Postos de Atendimento Veicular (PAV) são encaminhadas para Central de Atendimento Renach (CAR), em Vitória, e os condutores são informados sobre a localização do documento. “Caso o telefone registrado esteja desatualizado por algum motivo e o servidor não consiga falar com o condutor que teve sua CNH encontrada, é inserida a informação no seu prontuário para que o motorista seja informado, caso entre em contato ou quando for solicitar a segunda via”, explica a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio, destacando a importância de manter os dados como endereço e telefone sempre atualizados no Detran|ES.

É importante ressaltar que nem todas as CNHs perdidas podem ser encontradas no Detran|ES, já que o serviço depende da proatividade do cidadão em entregar o documento no órgão quando ele é encontrado. O Detran|ES também recebe documentos que foram entregues em outros órgãos como a Ceturb e os Correios.

Para saber se a CNH foi encontrada e se está em poder do órgão, o usuário deve ligar para o Disque Detran, no telefone 154, ou para a Central de Atendimento Renach (CAR), nos telefones (27) 3224-2101 /3224- 2102 / 3224-2103 ou 3224-2104. A CAR fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1388, na Praia do Canto, em Vitória.

Caso não encontre a sua CNH, o condutor deve providenciar a segunda via o quanto antes, que pode ser solicitada em qualquer Ciretran ou PAV, para que possa voltar a dirigir.

Onde entregar documentos encontrados

Devido à atividade do órgão, as unidades do Detran|ES recebem apenas as CNHs encontradas. Mas outros órgãos públicos recebem tanto a carteira de habilitação quanto outros documentos que são achados nas ruas. Ao encontrar um documento e entregar a um local com serviço de achados e perdidos, o cidadão dá a oportunidade aos donos de recuperarem seus documentos, sem precisarem fazer a 2ª via.

Caso o cidadão encontre um documento perdido dentro de ônibus ou em algum terminal, ele deve ser entregue ao motorista, cobrador ou a um agente da Ceturb, nos terminais. Os documentos ficam guardados na sede da Ceturb-GV, em Vitória, por 60 dias e, caso seus donos não apareçam para resgatá-los, eles são enviados aos seus órgãos de origem. Para saber se teve o documento encontrado, o usuário pode acessar o site da empresa (www.ceturb.es.gov.br) e buscar na listagem de documentos perdidos, que é atualizada semanalmente. O cidadão também pode ligar para o telefone (27) 3232-4583 para obter mais informações.

Em Vitória, quem encontrar documentos como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, CNH, Certificado de Reservista, Título de Eleitor, entre outros, pode entregá-los no Centro Integrado de Cidadania (CIC), também conhecido como Casa do Cidadão. O órgão publica mensalmente no portal da Prefeitura de Vitória (www.vitoria.es.gov.br/prefeitura/casa-do-cidadao) uma lista com o nome das pessoas que estão com seus documentos no local. Quem estiver na relação, pode ir até a Casa do Cidadão e recuperar o documento.

Outra opção é entregar o documento encontrado aos Correios, em uma agência que oferece o serviço de achados e perdidos ou deixá-lo em qualquer caixa coletora de cartas da empresa. Os documentos ficam em posse dos Correios pelo prazo de 60 dias, depois são devolvidos aos órgãos emissores. Antes de ir até uma agência para verificar se o documento está disponível para retirada, é possível procurar o objeto perdido no site www.correios.com.br ou checar se ele foi entregue na empresa pelos telefones 3003-0100, nas Regiões Metropolitanas, e 0800 725 7282, nas demais localidades.

Para quem perdeu um documento, a Polícia Civil orienta que o cidadão registre um boletim de ocorrência relatando o fato. Isso o resguardará caso ele seja utilizado por terceiros para cometer algum tipo de crime. Os registros podem ser realizados em qualquer delegacia ou por meio da Delegacia Online, que pode ser acessada por meio do site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (www.sesp.es.gov.br).

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br