13/11/2015 11h57 - Atualizado em 12/12/2017 10h42

13/11 - Detran|ES promove Movimento pela Saudade neste domingo (15)

A praia de Camburi vai receber o ‘Movimento pela Saudade’, neste domingo (15), em lembrança ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, realizado no terceiro domingo de novembro de cada ano. A ação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), será um momento de alertar a população para o alto índice de mortes no trânsito e reunir famílias que perderam entes queridos em acidentes.

O objetivo é promover a conscientização e a reflexão acerca das imprudências cometidas no trânsito e chamar a atenção do cidadão para o seu papel na colaboração para a redução de índices de acidentes e para construção de um trânsito mais humano e seguro, além de relembrar vítimas da violência no trânsito.

Na tenda montada na praia de Camburi, serão contadas histórias de pessoas que tiveram a vida interrompida por um acidente de trânsito e a equipe de Educação de Trânsito do Detran|ES fará também abordagens educativas com quem passar pelo local.

Às 10h, será realizada uma reunião com oração e depoimentos de familiares e amigos de vítimas de trânsito para lembrar seus entes queridos e confortá-los nesse momento de saudade. “Será um momento de reflexão quanto a esta triste realidade, despertando em cada pessoa presente a consciência de mudança, para preservação de vidas”, destaca a diretora técnica do Detran|ES, Edina Poleto.

Atendimento às vítimas

Procurar ajuda especializada é muito importante para quem passa por experiências difíceis como sofrer um acidente de trânsito ou perder um familiar ou amigo em um acidente. É pensando nessas pessoas que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece um serviço de atendimento psicológico gratuito.

Formada por uma equipe de psicólogos, o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Acidentes no Trânsito e seus Familiares atende os usuários realizando atividades e trabalhos baseados em terapia breve focal. As terapias variam entre cinco e dez sessões, com duração de 30 minutos a 1 hora, de acordo com o resultado apresentado por cada paciente.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Detranzinho, na Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, Barro Vermelho, Vitória. Os interessados devem ligar para o telefone (27) 3227-4589 e agendar o atendimento. O serviço é gratuito.

A data

O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito é realizado no terceiro domingo de novembro de cada ano e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005. O objetivo da data é fazer com que a sociedade pare, pelo menos um dia por ano, para uma reflexão sobre os inúmeros problemas do trânsito, em todo o mundo, e ajude a pensar as possíveis soluções para se evitar novas vítimas de acidentes.

Evento: ‘Movimento pela Saudade’
Data: Dia 15 de Novembro (domingo)
Horário: 8h às 13h
Local: Praia de Camburi – Vitória (terceiro bolsão de estacionamento, próximo ao Hotel Aruan)