16/05/2017 10h35 - Atualizado em 12/12/2017 10h50

16/05 - Maio Amarelo: ação do Detran|ES conscientiza motoristas em Vitória

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou mais uma ação educativa na manhã desta terça-feira (16), em Vitória, como parte das atividades programadas para este mês durante o “Maio Amarelo”. Os agentes educativos do órgão em parceria com a Patrulha da Alegria, projeto social da Polícia Militar, abordaram motoristas e motociclistas no cruzamento da Avenida Maruípe com a Avenida Nossa Senhora da Penha.

Um dos motoristas que receberam o material educativo foi o técnico de informática Jadir Sepulcro. Ele considera que ações de conscientização incentivam o condutor a mudar o comportamento. “É importante porque as pessoas estão cada vez mais sem paciência no trânsito e campanhas assim ajudam o motorista a refletir sobre suas atitudes no dia a dia”, disse.

“Achei a ação muito interessante para alertar os motoristas e levá-los a agir de forma consciente”, comentou o motorista Luciano Barbosa, outro abordado enquanto passava pelo local.

O coordenador de Promoção de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES, Ivan Carlini, destaca que o objetivo das ações que estão sendo realizadas durante todo este mês dentro do Maio Amarelo é alertar os condutores sobre os altos índices de acidentes e sobre sua responsabilidade para reduzir esses números. “Queremos mostrar aos motoristas que eles fazem a diferença no trânsito e que a mudança de comportamento é importante para tornar o trânsito mais humano e seguro. E só precisamos de atitudes simples que dependem de cada um de nós, como obedecer às regras de trânsito e respeitar o próximo”, destacou.

As ações de educação de trânsito continuam durante todo o mês. Confira aqui o cronograma de ações do Maio Amarelo.

Maio Amarelo

No último dia 27, foi lançada no Estado mais uma edição do Movimento “Maio Amarelo’, que em todo Brasil busca reduzir o número de acidentes. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade.

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Para trabalho do tema em um contexto local, o Detran|ES abordará o que as crianças pensam sobre as atitudes dos adultos com os quais convivem. “O ato de dar o bom exemplo é uma decisão de cada um. Entretanto, queremos propor uma reflexão sobre o olhar infantil. Sobre o que eles pensam com as atitudes dos pais, tios, enfim, adultos responsáveis por eles. A ideia principal é a representatividade de futuro, de exemplos para o futuro”, destaca o diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto.

Movimento Rua Coletiva

Dentro da campanha Maio Amarelo, o Governo do Estado inovou e lançou no Espírito Santo, há um ano, o Movimento ‘Rua coletiva’, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e para uma convivência melhor a cada esquina, de forma mais humana e gentil.

O movimento aborda seis principais focos de atenção: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia.

Maio Amarelo 2016

Durante o mês de maio do ano passado, no período em que é realizado o Movimento “Maio Amarelo”, mais de mil pessoas receberam os panfletos educativos; 2 mil carros foram abordados em ações educativas e mais de 7 mil pessoas participaram de um estande interativo em shoppings da Grande Vitória. Para reforçar ainda mais a conscientização para a preservação das vidas, o Detran|ES participou de uma simulação de acidente envolvendo 40 vítimas, com parceiros que também atuam na redução de acidentes no trânsito. E encerrou o mês com um passeio ciclístico, que contou com 1.200 participantes.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br