16/05/2016 12h40 - Atualizado em 12/12/2017 10h44

16/05 - Rua Coletiva: ações levam educação de trânsito para vários públicos

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) continua, nesta semana, com as ações do “Movimento Rua Coletiva, uma convivência melhor a cada esquina” programadas para este mês durante o “Maio Amarelo”.

O órgão montou um estande no Shopping Vitória para levar a educação no trânsito para os frequentadores do local e conscientizar as pessoas, sobre as boas práticas nas vias. A ação convida o público a interagir em divisórias, que tratam dos seis temas que direcionam as ações do “Movimento Rua Coletiva”: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, o uso do celular e o não uso de capacete, do cinto de segurança e de cadeirinha para crianças.

No espaço, o cidadão pode conhecer o modelo de cadeirinha adequada para cada faixa etária da criança, assistir a um mecanismo que demonstra, de maneira simbólica, a fragilidade da nossa cabeça e a im¬portância do uso do capacete. Também pode participar de uma experiência que simula uma colisão veicular e a necessidade do uso do cinto de segurança. Além disso, participa de atividades como o uso de óculos especiais, que distorcem a visão para mostrar os riscos de dirigir sob efeito do álcool; tentar jogar um game de perguntas e respostas com fones de ouvidos com áudio, que desconcentram o participante e testar os limites de velocidade, em um circuito de arame.

Durante esta semana, o Detran|ES continua com a ação de simpatia nos semáforos da Grande Vitória, que convida o motorista a cumprimentar o condutor ao lado com um sorriso. Durante o tempo em que o semáforo estiver com a luz vermelha para os veículos é exibida uma faixa com a frase “abra o vidro e cumprimente o motorista ao seu lado”. Os condutores receberão também um panfleto educativo sobre Movimento "Rua Coletiva, uma convivência melhor a cada esquina". O objetivo é incentivar a gentileza e a boa convivência, para que todos tenham um trânsito mais humanizado e seguro.

Detranzinho

A equipe do Detranzinho, o espaço de educação do Detran|ES, também está com ações programadas para a semana. Nesta terça-feira (17), os educadores do órgão vão até a escola municipal Aureniria Correa Pimentel, onde realizam ação em parceria com a Guarda Municipal da Serra, para cerca de 300 estudantes.

Também serão desenvolvidas atividades educativas nestas terça (17) e quinta-feira (19) juntamente com o Sest/Senat em Cariacica.

Serviço:

Estande
Local: Shopping Vitória
Horário: 13h às 22h, até quinta-feira (19)

Simpatia nos semáforos

Terça-feira (17) – Vitória