Governo do Estado do Espírito Santo
17/11/2015 09h56 - Atualizado em 12/12/2017 10h42

17/11 - Narptran é semifinalista do Prêmio Inoves

O Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes no Trânsito e seus Familiares (Narptran) está entre os projetos semifinalistas do Ciclo 2015 do Prêmio Inoves. Por meio do serviço, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece assistência psicológica gratuita a vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares.

O projeto foi inscrito pelas psicólogas Jéssica Dias Castilho e Licia Binda Zamprogno, responsáveis pelo atendimento, e passou pela avaliação de uma Banca Examinadora, composta por especialistas de diferentes áreas, que levou em conta os seguintes critérios: relevância social do tema e do objetivo; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício.

A equipe do Narptran recebeu com empolgação a classificação do projeto neste ano e está na expectativa de ficar entre os finalistas. “Este é o terceiro ano que inscrevemos o projeto do Narptran e ficamos muito felizes com esse resultado positivo. É o reconhecimento do nosso trabalho e da importância desse atendimento para a sociedade”, destaca a psicóloga Jéssica Dias Castilho.

Ao todo, foram selecionados 142 trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado. Para o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, os projetos semifinalistas demonstram que os servidores estão em busca do aprimoramento de suas práticas. “Os trabalhos semifinalistas são aqueles que alcançam pontuação acima da média da edição e caracterizam iniciativas com significativo potencial inovador. Neste ciclo, as equipes atenderam ao chamado do Inoves, demonstrando atenção à questão da sustentabilidade em suas práticas de gestão”, destaca.

A última fase do processo consiste na indicação dos projetos classificados para reconhecimento e premiação. Serão três projetos finalistas e um vencedor por categoria, que serão conhecidos na cerimônia de premiação, agendada para o dia 03 de dezembro. Os vencedores receberão prêmio de R$16 mil em equipamentos de informática, além de troféu e terem a sua boa prática divulgada na Revista Inoves.

Atendimento às vítimas

Procurar ajuda especializada é muito importante para quem passa por experiências difíceis como sofrer um acidente de trânsito ou perder um familiar ou amigo em um acidente. É pensando nessas pessoas que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece um serviço de atendimento psicológico gratuito.

Formada por uma equipe de psicólogos, o Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes no Trânsito e seus Familiares (Narptran) atende os usuários realizando atividades e trabalhos baseados em terapia breve focal. As terapias variam entre cinco e dez sessões, com duração de 30 minutos a 1 hora, de acordo com o resultado apresentado por cada paciente.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Detranzinho, na Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, Barro Vermelho, Vitória. Os interessados devem ligar para o telefone (27) 3227-4589 e agendar o atendimento. O serviço é gratuito.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard