Governo do Estado do Espírito Santo
18/09/2015 15h08 - Atualizado em 12/12/2017 10h40

18/09 - Detran|ES realiza ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito

A equipe pedagógica do Espaço Circular do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) deu início nesta sexta-feira (18) às atividades da Semana Nacional de Trânsito, na Escola Viva, no bairro São Pedro, em Vitória.

Cerca de 40 alunos, com idades entre 15 e 17 anos, participaram da Roda de conversa “Trânsito seguro: compromisso e cidadania”, com os agentes de Educação no Trânsito, Ivan Carlini e Tatiane Grobério. Um dos assuntos abordados foi o risco de se conduzir um veículo sob influência de drogas. O assunto entrou de forma alinhada com uma das disciplinas eletivas que eles estão estudando.

No início da conversa os alunos ficaram impactados com um vídeo que continha fortes imagens de motoristas, motociclistas e pedestres que haviam usado drogas e bebidas alcoólicas e se envolveram em acidentes de trânsito.
A estudante Thaís Azevedo, 15 anos, falou sobre o prazer momentâneo. “Muitas vezes as pessoas se esquecem das consequências, bebem e usam drogas e, minimizam o quanto isso é perigoso. Só que, além de prejudicar a própria vida, podem vir a dar fim à vida de terceiros, tudo por um prazer momentâneo”, frisou a jovem.

A agente Tatiane Grobério ressaltou para os jovens que a preocupação dos condutores, no caso de abordagens por parte dos órgãos fiscalizadores de trânsito, não deve ser o medo das punições como multa ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “As pessoas precisam aprender a valorizar a vida. Ela é o bem mais precioso do ser humano e não há multa capaz de pagar por ela”.

Ainda abordando o que tira a atenção do condutor no trânsito, os agente de educação do Detran|ES destacaram o celular com uma das grandes causas de acidentes. Ao atender o telefone, fazendo uso do bluetooth ou do fone de ouvido, o condutor acaba se distraindo e, pode vir a causar acidentes”, disse Tatiane.

Essa informação surpreendeu a estudante Amanda Aline, 17 anos. “Essa conversa é esclarecedora, pois eu não tinha conhecimento de que o simples fato de falar ao celular ou até mesmo fazer uso de certos medicamentos pudesse oferecer tanto perigo no trânsito”.

Ainda nesta sexta-feira (18), equipes de Educação no Trânsito realizaram abordagens nas proximidades da Ponte de Camburi, na Praia do Canto. Durante a ação os condutores e pedestres receberam orientações, folders, adesivos e brindes alusivos à Semana Nacional de Trânsito.

Joelson Sampaio, comerciante, que já foi vítima de acidente de trânsito gostou das ações de abordagens. "Atividades como essa têm que acontecer no dia a dia para conscientizar os motoristas. É importante também levar essas ações para as crianças nas escolas para que elas aprendam desde pequenas como devem se comportar e também cobrem de seus pais como devem agir no trânsito", disse o comerciante.

O autônomo Hamilton Faustini Barbosa, também considera as ações educativas importantes para aumentar a conscientização no trânsito. E fala ainda que educação e gentileza são importantes para que tenhamos condutores melhores.

Fim de semana
Neste fim de semana as ações do Detran|ES na Semana Nacional de Trânsito serão voltadas para as crianças nas ruas de lazer e também para os jovens nos bares da Grande Vitória.

No sábado (19), a abordagem será realizada à noite com jovens na porta de bares, casas noturnas e em postos de gasolina em Vitória, Vila Velha e na Serra. Durante a ação, frequentadores dos bares serão chamados a participar de uma brincadeira com dardos para a eleição do motorista da rodada que vai levar o grupo de amigos para casa com segurança. Também serão distribuídas pulseiras, como as usadas em grandes eventos, com frases educativas para alertar sobre a importância de não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica.

As famílias que forem aproveitar o domingo (20) nas ruas de lazer na Grande Vitória também poderão participar das atividades da Semana Nacional do Trânsito promovidas pelo Detran|ES. Pais e filhos serão abordados de forma didática e interativa e as crianças serão convidadas a desenharem o que elas acham que deve ser feito para que as pessoas possam ser a mudança no trânsito, como, por exemplo, usar cinto de segurança, não falar ao telefone celular enquanto dirige e atravessar na faixa de pedestres. A ação será feita em uma Kombi branca, onde os desenhos serão expostos para que todos conheçam as sugestões dos pequenos.

Enquanto seus filhos desenham e decoram a Kombi, os pais receberão um folheto com dicas de pequenas atitudes que transformam o trânsito num ambiente coletivo com mais respeito e segurança. Além disso, quem participar da ação vai ganhar um kit com lápis de cor e um desenho para colorir com o tema da semana nacional, com a proposta de um trânsito mais seguro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabrícia Borges e Zu Coelho
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard