19/05/2017 07h40 - Atualizado em 12/12/2017 10h50

19/05 - Maio Amarelo: Detran|ES realiza ação em shopping de Vila Velha

Para conscientizar o público sobre as boas práticas para um trânsito mais seguro, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) levou ações dos Movimentos “Maio Amarelo” e “Rua Coletiva” para dentro do Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica. Agentes do órgão, da Guarda Municipal da Prefeitura de Vila Velha, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e integrantes do grupo teatral da organização não-governamental (ONG) Avalanche, realizaram as abordagens.

Na ocasião, os agentes explicaram sobre a campanha e apresentaram dados sobre as consequências da imprudência no trânsito. Os participantes ainda receberam folhetos informativos e brindes. Além disso, o público também pôde conhecer a exposição dos equipamentos da Guarda Municipal.

O comerciante Antônio Martins Júnior estava passeando no shopping com a esposa, a balconista Marielle Ghorette de Aquino e a filha Samille Cristina, de 7 anos, e pararam para conversar com os agentes. “Esse tipo de ação é muito legal, pois nos ajuda a estar sempre alerta. Agora, principalmente, com o perigo no uso do celular ao volante”, disse o comerciante.

A pequena Samille gostou muito do que viu. O pai dela contou que, até pouco tempo, ela reclamava por ter que usar o cinto de segurança. “Fomos parados em uma blitz, e pedi para que o policial conversasse com ela sobre a importância do cinto de segurança. Desde então ela parou de reclamar e entendeu a necessidade do uso”, ressaltou Antônio.

De acordo com a coordenadora de Educação no Trânsito de Vila Velha, Viviane Papotti, o município abraçou a causa e vem realizando diversas ações em shoppings, bares, restaurantes e nas ruas. “Nosso objetivo é conscientizar a população e promover uma redução nos índices de acidentes no município. Estamos o tempo todo com equipes trabalhando em diversas frentes, seja direto com o condutor ou com as crianças em escolas, para que todos entendam que sua escolha, de fato, faz diferença no trânsito”, pontua.

A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol, destacou que a ação é umas das programadas pelo órgão para o “Maio Amarelo” e que a participação dos parceiros é essencial para que a conscientização tenha um alcance maior.

As ações de educação de trânsito continuam durante todo o mês. Confira aqui o cronograma de ações do Maio Amarelo.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br