Promover mudança de comportamento no trânsito, com ações conscientes com respeito a pedestres e condutores. Com este objetivo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lançou na tarde desta quinta-feira (04) o lançamento do 2º Concurso Cultural Zerando Acidentes. O lançamento aconteceu no auditório do Detran, às 16 horas.
O Diretor Geral do Detran, Ruy Dias de Souza, abriu o evento destacando a importância da educação de trânsito e reforçando a atuação do órgão nos trabalhos de conscientização.
Em seguida, o secretário de Estado de Segurança Pública, Evaldo Martinelli, falou sobre sua passagem no órgão e citou a campanha da faixa de pedestres, que “induz a mudanças de comportamento no trânsito, criando condutores e pedestres cidadãos”.
Encerrando o evento, o vice-governador Lelo Coimbra disse que a paz no trânsito deve ser permanente. “Uma instituição que não é capaz de gerar condutas para si não pode ser capaz de gerar condutas para os outros”, finalizou.
O concurso é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, e o Detran prevê que 500 trabalhos sejam inscritos.
Categorias
O concurso envolve nove categorias relacionadas ao trânsito. Podem concorrer aos prêmios alunos de pré-escola, com trabalhos de colagem; alunos do ensino fundamental (1ª à 4ª série), com produção de poesia; alunos do ensino fundamental (5ª à 8ª série) com produção de redação, e alunos do ensino médio, com criação de slogan relacionado ao trânsito.
Participam ainda órgãos e entidades com desenvolvimento de projeto; empresas particulares com desenvolvimento de projeto; crianças e/ou adultos especiais com atividade de pintura, e profissionais da imprensa, com reportagens sobre educação de trânsito.
Premiação
O primeiro colocado de cada categoria receberá um computador Pentium 4, enquanto que para o segundo o prêmio será um aparelho Ipod MP3. Os prêmios serão entregues durante o II Fórum Capixaba de Segurança no Trânsito, que acontece no dia 21 de setembro.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever no período de 04 de maio e 30 de junho, encaminhando seus trabalhos à Coordenação de Campanhas Educativas e Projetos Especiais, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2270, Barro Vermelho, CEP 29045-402, Vitória/ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio e Mariana Rodrigues
comunicacao@detran.es.gov.br