As ações da Semana Nacional de Trânsito promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) seguem até sábado (24). Na Grande Vitória estão acontecendo abordagens aos pedestres e condutores de automóveis, motocicletas e bicicletas.
Foi criado um personagem para circular pela Grande Vitória – o Céliolar – que está interagindo com o público nas vias e mostrando que o celular, quando utilizado na hora errada, como no trânsito, atrapalha bastante.
As ações acontecem em praças, shoppings, escolas e vias públicas. Equipes de educação do Detran|ES estão fazendo abordagens ao público, entre elas uma em formato de gincana, em que o cidadão deverá realizar atividades relacionadas ao trânsito – aparentemente simples – mas que com a presença do celular se tornam bem complicadas.
A diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, reforçou que o objetivo do órgão é conscientizar as pessoas. “Precisamos mostrá-las que o celular é sim uma boa ferramenta, que nos auxilia no dia a dia, mas que não podemos nos tornar reféns dele. Hoje as pessoas ao assumirem a direção de seus veículos, automaticamente, já pegam o celular e colocam à vista, para o caso de receber uma ligação. Mas, isso não pode. Dois ou três segundos em que desviamos o olhar da pista são suficientes para provocar acidentes. Sua vida é mais importante que uma ligação”.
Semana Nacional de Trânsito
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016 como “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão e as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando à participação de todos para o alcance da segurança viária.
Para o Denatran, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Zu Coelho