Governo do Estado do Espírito Santo
20/09/2017 09h13 - Atualizado em 12/12/2017 10h51

20/09 - Parceria entre Esesp e Detran|ES promove capacitação de servidores

A parceria firmada entre a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) tem resultado, nos últimos meses, em uma série de ações de capacitação promovidos de forma conjunta. Até o início de setembro, as instituições promoveram palestras e cursos para servidores do órgão de trânsito, em diferentes áreas de conhecimento.

Essas ações foram iniciadas em junho com o curso de AutoCAD. Dividida em seis módulos, a formação tem como objetivo preparar os servidores e atualizar conhecimento para o desenvolvimento de atividades usando o software de desenho assistido por computador utilizado na criação de diversos projetos. Quatro módulos já foram concluídas.

A tecnologia também teve espaço com o curso de Excel, nos níveis básico e avançado, quando os participantes foram preparados para a utilização de planilhas, fórmulas digitais e outras ferramentas disponíveis. O programa de capacitação realizado pelas duas instituições conta, ainda, com turmas de Redação Oficial, Oratória e Excelência no Atendimento.

Já aqueles servidores que estão em cargos de gestão puderam se beneficiar, ainda, com novos conhecimentos e experiências por meio de um curso customizado, que combinou os conteúdos de ‘Coaching Orientado para Resultados’ e ‘Avaliação de Desempenho’. Duas turmas foram ofertadas.

Todo esse processo contou com um estímulo motivacional. Em julho, mais de 200 servidores do Detran|ES assistiram a palestras cujo tema foi ‘Trabalhando com prazer e bom humor’. Essa ação mostra o esforço do Governo do Estado em cuidar não só das contas, mas também das pessoas.

A gerente de Recursos Humanos do Detran|ES, Débora Tourinho, destacou a importância da capacitação continuada e estabelecimento de parcerias institucionais para o desenvolvimento das competências dos servidores, melhoria do trabalho e, consequentemente, do atendimento prestado ao cidadão.

Conforme demandas internas e com foco principal nos pilares mencionados acima, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas do Detran|ES elaborou o plano de capacitação para os servidores e está desenvolvendo projeto para estruturação da Gestão de Conhecimento na Autarquia.

“Para atingir os objetivos, é importante o estabelecimento de parcerias entre instituições públicas do Governo do Estado, visando ao alinhamento das diretrizes e procedimentos a serem adotados para gerar o serviço público de qualidade esperado pela sociedade”, destacou Débora. As ofertas foram customizadas para atender às especificidades da instituição.

Para a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a soma de forças ajuda a fortalecer o trabalho desenvolvido pelas organizações e a gerar ações, projetos e comportamentos que sejam condizentes com aquilo que o público espera. Nesse processo, promover momentos de aprendizagem é fundamental.

“O conhecimento é uma peça fundamental para qualquer instituição que deseja aprimorar suas práticas, principalmente em um mundo tão dinâmico e mutável a cada dia. Contribuir com esse processo é justamente o papel do de uma Escola de Governo. Juntos vamos construir um legado muito maior”, completou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard