Governo do Estado do Espírito Santo
23/10/2015 15h25 - Atualizado em 12/12/2017 10h42

23/10 - Detran|ES adere a projeto de acessibilidade do Tribunal de Contas

Para dar início às ações do projeto de acessibilidade no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) foi realizada, na tarde desta sexta-feira (23), uma palestra para os servidores sobre o ingresso do órgão no projeto Cidade Mais Acessível, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES).

A palestra foi ministrada pelo presidente da Comissão de Acessibilidade do TCEES, João Estevão Silveira Filho, que demostrou situações de dificuldade enfrentadas pelas pessoas com deficiência no dia a dia e que podem ser minimizadas com a implantação da acessibilidade. “Essa palestra é o primeiro passo para despertar a atenção dos servidores e marca a entrada oficial do Detran no projeto Cidade Mais Acessível. Será criada uma Comissão Provisória de Acessibilidade, que ficará responsável pelo diagnóstico dos ambientes dos prédios, e, a partir daí, será elaborada uma proposta para a criação da Política de Acessibilidade. Assim que essa política for aprovada e normatizada, uma Comissão de Acessibilidade Permanente deve ser constituída e os trabalhos seguem”, explica.

O projeto Cidade Mais Acessível tem como objetivo a eliminação de barreiras físicas e também comportamentais dos responsáveis pelo atendimento ao cidadão por meio de políticas de acessibilidade eficientes. Por meio da parceria, o TCEES vai dar consultoria e apontar obras, sinalização e melhorias necessárias para que os imóveis que abrigam a sede, as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado sejam acessíveis, e também dar informações sobre acessibilidade, treinamentos sobre atendimento inclusivo e palestras para capacitar os servidores na prestação de serviço às pessoas com deficiência.

Para o assessor jurídico do Detran|ES, George Pereira Alves, a parceria com o TCEES vai reforçar as discussões sobre acessibilidade que já vinham sendo feitas entre os dois órgãos. “Vamos intensificar essa parceira que já existe com o TCEES desde o início do ano. Implantar a acessibilidade não é só fazer adequação arquitetônica. É inserir de fato as pessoas com necessidades especiais”, destaca.

Durante a palestra a servidora Rose Magnago, que é deficiente visual e trabalha no Detran|ES há 30 anos, falou sobre as barreiras que encontra no dia a dia. “É muito difícil andar nas ruas porque elas não estão adaptadas para um deficiente. Sinto grande satisfação em trabalhar no RH do Detran, todos me auxiliam no que preciso e vivo uma vida como qualquer outra pessoa tanto no trabalho quanto em casa com minha família”, disse.

Nesta semana, servidores que trabalham no atendimento ao usuário do Detran|ES participaram do treinamento “Atendimento inclusivo: recepcionando pessoas com deficiência” para lidar de forma adequada com pessoas com deficiência que procuram o órgão.
Atualmente, a adequação é exigida aos proprietários dos imóveis em que há unidades do Detran|ES e também nos chamamentos públicos para locação de imóvel para instalação e funcionamento de uma unidade do órgão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard