Governo do Estado do Espírito Santo
24/08/2016 07h13 - Atualizado em 12/12/2017 10h45

24/08 - Detran|ES automatiza e agiliza processo de acerto de dados de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) implementou um novo modelo informatizado para o procedimento de acertos de dados em veículos que traz mais agilidade ao serviço, gera economia ao órgão e, principalmente, contribui para a maior segurança nas ruas, com a garantia da realização da inspeção de segurança veicular.

A mudança foi possibilitada com a implementação do projeto de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) pela Coordenação de Renavam do Detran|ES. O procedimento era feito por meio de envio de processos físicos das Ciretrans de todo o Estado para a coordenação na sede do órgão, em Vitória, toda vez que era identificada a necessidade de correção no registro, inclusão de alteração ou observação no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). O sistema foi informatizado e hoje é feito por meio da inclusão no sistema eletrônico. “Todo o trâmite passou a ser feito de forma automatizada, eliminando as etapas de envio de documentos para a sede e retorno para as unidades nos municípios. Com isso reduzimos o tempo de conclusão do serviço de 15 dias para cerca de três dias”, destaca o coordenador do Renavam, Silvio Cesar Teixeira dos Santos.

A redução da movimentação de processos das Ciretrans para a sede do órgão e retorno para o usuário no seu município contribuiu para desafogar o protocolo do órgão, que chegava a tramitar cerca oito mil processos do tipo por ano, gerando também economia com envio de malotes. Outro benefício da automatização do processo é a transparência na gestão, já que todos os documentos apresentados, assim como o andamento dado ao processo pelo órgão, ficam arquivados em formato digital e estão acessíveis para consulta pelos usuários do sistema e demais setores da autarquia, viabilizando auditoria instantânea dos processos. A revisão no procedimento adequou melhor o serviço à legislação vigente e também diminuiu a possibilidade de fraudes e falhas na inclusão de informações no registro do veículo e emissão de documento.

Além da agilidade e economia proporcionada pelo novo procedimento, Silvio ressalta que o principal objetivo a ser alcançado é a maior segurança no trânsito. “Conseguimos garantir que o serviço está sendo executado de forma correta e que o veículo passará pela inspeção de segurança veicular exigida e, assim, deixamos de colocar em circulação veículos sem o Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo Denatran”, explica.

O assistente técnico de trânsito Thayender Pratti Ricardo dos Reis, servidor efetivo do órgão, foi o responsável por percorrer as Ciretrans para implantar o projeto e treinar os servidores e relata que o projeto foi bem recebido pelos servidores. “O procedimento de inclusão dos processos é fácil e todas as correções são feitas de forma digital. É um ganho em agilidade para as unidades que recebem os processos, para nós que avaliamos e principalmente para o usuário, que recebe o seu documento mais rápido. Além disso, todos os processos podem ser visualizados para consulta facilitando o trabalho de todos”, diz.

O chefe da Ciretran de Afonso Cláudio, Carlos Alberto Jarske, utiliza o novo procedimento e considera que foi um grande passo para agilizar e integrar o atendimento e é um bom exemplo de como a gestão publica pode implementar ferramentas operacionais que vão ao anseio dos usuários, que cada vez mais necessitam de agilidade no atendimento de suas demandas. “A ação facilitou a troca de informações, a análise de processos e o usuário saiu ganhando com a eficiência e agilidade no atendimento. Além disso, é um grande aliado na economia, evitando gasto desnecessário de papel e despesas com remessa de processos”, acredita.

Implantação

A equipe da Coordenação do Renavan identificou juntamente com o Protocolo do Detran|ES o trâmite dos processos no setor, responsável por receber os documentos das Ciretran e devolvê-los às unidades após análise da coordenação responsável, o que representava cerca de 15 mil movimentações por ano. A construção do projeto foi feita em conjunto com a Diretoria de Habilitação e Veículos, a Gerência Operacional e a Subgerência de Veículos e com apoio da Diretoria Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos.

O projeto começou a ser implantado no início do ano em quatro Ciretrans no interior do Estado, que funcionaram como piloto. A partir daí, foi estendido às demais Ciretrans e seus respectivos Postos de Atendimento Veicular (PAV’s), abrangendo praticamente todo o estado, com o apoio administrativo do Escritório de Processos Organizacionais (EPO) do Detran|ES, que viabilizou a implantação em todo o Estado. “A atuação do Escritório de Processos foi fundamental para auxiliar na implantação do projeto em todas as unidades, demonstrando aos servidores a importância do projeto, os benefícios e apresentando a implantação como um projeto do órgão e não apenas do setor”, disse o coordenador do Renavam, Silvio Cesar Teixeira dos Santos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard