Governo do Estado do Espírito Santo
26/08/2015 14h13 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

26/08 - Idosos participam de roda de conversa sobre trânsito no Detran|ES

O Espaço Circular recebeu um grupo de idosos na tarde desta quarta-feira (26) para participar de uma roda de conversa e contar suas experiências no trânsito. Esse foi o primeiro encontro do projeto “Idoso no trânsito: semeando cidadania”, que é mediado pelas psicólogas do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e faz parte das ações de educação de trânsito promovidas pelo órgão.

Durante o encontro, 26 idosos do Centro de Convivência de Maria Ortiz contaram experiências do dia a dia, principalmente, como pedestres e também no transporte público. Os relatos mostraram que, muitas vezes, eles sentem dificuldades ao atravessarem as ruas, ao usar o transporte público e também percebem a necessidade de redobrarem os cuidados no trânsito.

As psicólogas do Detran|ES, Jéssica Dias Castilho e Licia Binda Zamprogno, consideraram muito produtivo o primeiro dia do projeto e acreditam que as experiências podem servir de exemplo para mudanças de hábitos. “O projeto quer ouvir o idoso e incentivá-lo a fazer reflexões sobre atitudes seguras no trânsito, levando-os a reconhecer suas limitações naturais devido à idade, analisar seu comportamento cotidiano a fim de evitar e reconhecer seus direitos e deveres enquanto cidadão”, diz Licia.

Segundo Jéssica, mais do que passar as orientações, ouvir o que os idosos têm a dizer pode contribuir para mudar o trânsito pensando também nesse público. “As experiências contadas pelos idosos são importantes para planejar novas ações voltadas para eles e até mesmo para os motoritas no sentido de que eles respeitem mais os idosos e compreendam as suas dificuldades”, fala.

Para a professora aposentada Zeliete Laurindo Fraga, a conversa chamou a atenção para o que os idosos fazem no trânsito no dia a dia. “Encontros como esse são muito importantes para que nós idosos possamos pensar em nosso comportamento no trânsito e saber que temos nossos direitos e também deveres”, acredita.

Nelma Maria das Graças aprovou a ação e pediu que a roda de conversa se repita mais vezes para reforçar as orientações. “O idoso, por se comportar da mesma forma há mais tempo, tem certa dificuldade para mudar o hábito. Todas as orientações que ouvimos aqui são muito importantes para nós e espero que todos prestem mais atenção no trânsito”, disse.

O projeto voltado especialmente para os idosos é uma forma de difundir as ações de educação de trânsito do Detran|ES para mais públicos. “Nosso objetivo é que a educação de trânsito vire um hábito. Começamos com os alunos pequenininhos para que eles levem esse conhecimento para a vida inteira. Também temos ações voltadas para os adolescentes em escolas e para os adultos em empresas. Agora, estamos trabalhando com os idosos para que essa faixa etária também pense nas suas atitudes no trânsito. É importante, porque o trânsito muda muito a cada ano e nós estamos em trânsito todo dia”, explica a gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Sibaldo Zambone Silverol.

No final das atividades, os idosos fizeram uma apresentação com o grupo de congo que eles participam.

Quem tiver interesse em conhecer o projeto ou participar das rodas de conversa pode entrar em contato por meio do telefone (27) 3227-4589.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard