28/07/2015 07h44 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

28/07 - Atividades de educação no trânsito durante esta semana

Com o foco na Educação no Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), por meio da direção geral e equipe pedagógica do Espaço Circular, realizará atividades de conscientização durante toda esta semana para crianças e adultos na Grande Vitória.

A partir desta terça (28), até quinta-feira (30), a equipe pedagógica do Detran|ES realizará três dias de palestras educativas na Escola Nova Carapina, na Serra. Na ocasião, estudantes do 3º ano do ensino médio participarão de uma “Roda de Conversa”, onde são estimulados a compartilhar com os amigos suas atitudes e observações sobre comportamento no trânsito.

Na quinta (30), os alunos do ensino fundamental da escola participarão da palestra “O Jovem na Balada”, onde são abordados os procedimentos sobre o comportamento em festas, noções de segurança no trânsito, utilização do discurso “álcool e direção não combinam”, sempre de modo didático e lúdico para conseguir maior atenção dos estudantes.

A sede do Espaço Circular também receberá na quarta-feira (29) a visita de 50 alunos da EMEF Nossa Senhora Aparecida, de Cariacica, com idades entre seis e sete anos. Eles vão assistir à apresentação de teatro de fantoches, com a peça “No trânsito não há contos de fadas”, em que são abordadas normas de comportamento no trânsito.

Sheila Sibaldo Zambone Silverol, gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, afirma que trabalhar a educação no trânsito com as crianças e adolescentes é muito importante, visto que nessa fase eles têm por hábito replicar as mensagens recebidas. “Se nós ensinarmos e provarmos para esses jovens que o uso do cinto de segurança protege a vida deles e de seus familiares, eles passarão a cobrar isso dos pais e familiares. Não queremos que as pessoas façam uso dos equipamentos de segurança porque é obrigatório, e sim, porque salva vidas”, salienta a gerente.

Já o diretor geral do Detran|ES, Fabiano Contarato, realizará palestras para adultos, também com o objetivo de promover a educação e a consciência no trânsito durante a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Unimed Vitória. Nesta terça-feira (28) a conversa sobre trânsito seguro será com os funcionários da sede da cooperativa, em Bento Ferreira. Na sexta-feira (31), a explanação será realizada no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), em Itararé.

A coordenadora de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES, Leni Andrade Godinho ressalta que o órgão atua também em campanhas educativas promocionais por todo o Espírito Santo, em ações próprias e participando de outras promovidas por prefeituras e/ou ONGs, circuitos de festas, feiras culturais. E, também em parceria com órgãos autuadores.

Os municípios, escolas e instituições que se interessarem em conhecer o trabalho realizado pela equipe do Espaço Circular, devem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597, para que sejam agendadas as datas.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br