Governo do Estado do Espírito Santo
28/10/2015 07h51 - Atualizado em 12/12/2017 10h42

28/10 - Motorista deve ficar atento à documentação

Quem for aproveitar o feriado do Dia de Finados, na próxima segunda-feira (02), para viajar, além dos cuidados com o veículo, deve ficar atento também se está com toda a sua documentação em dia. Antes de pegar estrada, o motorista pode conferir sua regularidade com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para não ter problemas durante a viagem.

O Detran|ES alerta que, ao dirigir, todos os condutores devem estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e o licenciamento em mãos, já que são documentos de porte obrigatório.

É importante que o proprietário fique atento à validade e ao calendário de pagamento do licenciamento anual e do IPVA do carro, que varia conforme o número final da placa e está disponível no site do Detran|ES ( www.detran.es.gov.br).

Também vale conferir a validade e a situação da CNH antes de seguir viagem. No site do órgão, o motorista pode consultar a pontuação vinculada à sua habilitação. Ainda é possível pesquisar pelo nome para ver se a CNH está suspensa, ou cassada e conseguir informações sobre o que fazer se estiver em situação irregular.

Licenciamento

Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo devem ficar atentos ao calendário de pagamento do Licenciamento Anual, que começou em julho e vai até novembro, de acordo com os números finais da placa, e pode ser consultado no site do Detran|ES.

De acordo com o calendário, os veículos com placas terminando com os números 1 e 6 já devem ter renovado o seu licenciamento. Placas com final 7 e 8 estão com pagamento previsto para outubro. O encerramento da arrecadação será em novembro com as placas terminadas em 9 e 0.

O gerente operacional do Detran|ES, Maurício Becker, explica que o licenciamento é uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo, sendo comprovado por meio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). “É importante que os proprietários fiquem atentos ao calendário de vencimento, pois caso o documento não esteja em dia, o veículo poderá ser retido pela fiscalização”, diz.

Deixar de pagar o licenciamento anual é considerado, pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), infração de trânsito gravíssima, com aplicação de multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e, ainda, medida administrativa de remoção do veículo.

O processo de renovação inclui o recolhimento dos impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário do veículo. Caso o proprietário não receba ou tenha perdido o boleto de cobrança, ele deve entrar no site  www.detran.es.gov.br, informar a placa do automóvel e o número do Renavam para ser direcionado às informações sobre o automóvel e imprimir a segunda via do DUA para efetuar o pagamento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard