30/09/2015 08h41 - Atualizado em 12/12/2017 10h40

30/09 -Detran|ES leva educação de trânsito para moradores de Mucurici

A equipe pedagógica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai promover atividades de educação de trânsito para crianças, motoristas de transporte escolar e moradores do município de Mucurici, no Norte do Estado, desta quinta-feira (01) até sábado (03).

Cerca de 800 estudantes com idade entre 2 e 15 anos participarão das atividades nas escolas. Eles assistirão a um teatro de fantoches com a peça “No trânsito não há contos de fadas”, em que os personagens falam sobre normas de comportamento no trânsito em linguagem própria para a idade. Para os alunos do 2º ao 5º ano, as agentes de educação vão levar a Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro onde os pequenos se vestem de pinos e vão avançando nas casas após responderem corretamente às questões sobre as regras de trânsito, com a ajuda dos colegas que fazem parte da torcida. As turmas até o 9º ano também vão assistir à palestras em que poderão contar sobre sua experiência diária no trânsito.

Essas ações serão realizadas nas escolas municipais Professor José Sarmento Roque e Benjamim Mendes de Souza e nos CMEIs Criança Feliz, Esperança e Nova Vida nos turnos matutino e vespertino.

Além do trabalho nas escolas, a equipe do Detran|ES vai dar palestra para 50 motoristas da Prefeitura, incluindo condutores de transporte escolar, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e fazer abordagem na feira livre, passando orientações sobre os cuidados no trânsito no dia a dia e a importância do uso dos equipamentos de segurança, e distribuição de panfletos com dicas para motoristas, motociclistas e pedestres.

A coordenadora de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES, Leni Andrade Godinho, acredita que as atividades desenvolvidas contribuem para que todos aprendam e respeitem as leis, o que é o primeiro passo para que haja mudança no trânsito. "Reforçaremos o diálogo com os estudantes com atividades adequadas para cada nível de escolaridade, tanto na área urbana quanto na zona rural, e estimulando a prática de um trânsito seguro. Também vamos levar uma palestra personalizada para motoristas e fazer abordagem com as famílias na feira livre da cidade, dando orientações sobre o transporte mais seguro”, conta.

Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br