31/07/2015 13h53 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

31/07 - Um pequeno gesto de amor com Famílias de vítimas de acidentes de trânsito no ES

Acontecerá, no próximo domingo (02), às 9h, no Campinho do Convento da Penha, Vila Velha, a "Missa em Memória às Vítimas de Trânsito". Este será o nono ano de realização e terá o tema “Violência no trânsito, um comportamento que exige seu perdão”.

O ato litúrgico tem o objetivo de reunir pessoas em prol à solidariedade a centenas de pessoas e famílias que foram vítimas da violência no trânsito no Espírito Santo e também marcará o Dia Estadual em Memória às Vítimas de acidentes de Trânsito, instituído sempre no primeiro domingo de agosto, conforme a Lei Estadual Nº 9.689.

O evento também serve para conscientizar a população capixaba com a reflexão sobre a paz no trânsito e a promoção da vida, conforme destaca o idealizador do evento, Fabiano Contataro, que já atuou como delegado na Delegacia de Delitos de Trânsito e atualmente está na direção geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

“O Espírito Santo é o segundo estado mais violento no trânsito, totalizando mais de 1000 mortes por ano. Precisamos mudar essa situação. Quando eu estava delegado, lidava direto com essas mortes e seus desdobramentos. Percebia que em muitas ocasiões acontecia o que eu chamo de “morte simbólica”. Ora, os familiares, além de sofrerem com a dor da perda, a certeza da impunidade, ainda tinham suas vidas abaladas com questões psicossociais. Por exemplo, um avô que dá uma moto de presente para seu neto e o mesmo vem a falecer após um acidente. Esse avô, então, começa a se culpar por ter presenteado o neto com aquela moto, entra em depressão e meses depois também vem a falecer. Foi então que, diante desse cenário, eu resolvi tomar essa atitude e convidar toda a sociedade, para juntos nos sensibilizarmos com essa causa e prestarmos nossa solidariedade a essas famílias. É um ato simbólico que vai além da religião. Ainda, é claro, trata-se de um momento para juntos pedirmos paz pela vida”, comenta Fabiano Contarato.

A concentração terá início às 8h, no portão de veículos do Convento, subida às 08h15min e início da Missa às 9h, que será celebrada por Frei Valdeci e concelebrada pelo Padre Hiller.

Serviço:
Evento: Missa em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, com o tema será “Violência no trânsito, um comportamento que exige seu perdão”.
Data: Dia 02 de agosto (domingo).
Horário: 9h, com concentração às 8h.
Local: Campinho do Convento da Penha, Vila Velha/ES.