27/07/2005 12h31 - Atualizado em 12/12/2017 10h16

400 pessoas participam do I Fórum Capixaba de Segurança no Trânsito

Aproximadamente 400 pessoas participaram do I Fórum Capixaba de Segurança no Trânsito, realizado ontem (26) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Centro de Convenções de Vitória. O Governador Paulo Hartung abriu o evento, com a presença de diversas autoridades.

Em seu discurso, o Governador elogiou o Fórum e a ação do Madrugada Viva, em parceria com o Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv). Em seguida o Diretor Geral do Detran Evaldo Martinelli, fez a apresentação da situação do trânsito capixaba, traçando o diagnóstico do órgão e do índice de acidentes no Estado.

Ainda pela manhã o Jornalista e Relações Públicas J. Pedro Corrêa, fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, apresentou a situação do trânsito como um problema de saúde pública: “o trânsito não é prioridade no Brasil, e falta investimento por parte dos governos”, afirmou.

Finalizando a ciclo de palestras da manhã o Sociólogo e consultor em trânsito Eduardo Biavati, que atuou como coordenador do Centro de Pesquisas em Educação e Prevenção da Rede Sarah de Hospitais, falou da reintegração das vítimas de acidentes de trânsito na sociedade.

No período da tarde, a Arquiteta Diza Gonzaga, criadora da Campanha Vida Urgente e da Fundação Thiago Gonzaga, expôs sua experiência na coordenação das ações para prevenção de acidentes de trânsito envolvendo jovens. Além disso, Magda Lamborghini, Gerente de Educação de Trânsito do Detran, apresentou as ações educativas desenvolvidas pelo Detran.

No fim do evento, os palestrantes se reuniram para debater o que foi apresentado durante o dia, e responderam perguntas do público. Em seguida, Evaldo Martinelli encerrou Fórum e disse que o sucesso é fruto de um trabalho que se faz com a adesão da sociedade. “Precisamos de energia para melhorar a realidade do trânsito no Estado”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Karyna Amorim