Governo do Estado do Espírito Santo
30/04/2019 16h01 - Atualizado em 14/05/2019 10h52

Confira como emitir boletos de Licenciamento e IPVA no site do Detran|ES

Os proprietários de veículos emplacados no Espírito Santo devem emitir os boletos referentes ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro DPVAT, multas e licenciamento anual no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). As datas de pagamento continuam sendo definidas de acordo com os números finais da placa do veículo e o calendário também está disponível no site.

 

Para emitir os boletos, basta acessar o site www.detran.es.gov.br. Na página principal estão dispostos os SERVIÇOS ONLINE DE VEÍCULOS, basta selecionar aquele que deseja. Eles podem ser emitidos individualmente ou no formato BOLETO UNIFICADO, que consta todos os débitos, com códigos de barras separados por data de vencimento.

 

É importante compreender que ao selecionar a EMISSÃO DE BOLETO DE LICENCIAMENTO, automaticamente será selecionado todos os débitos do veículo (DPVAT, IPVA, multas (se houver) e a taxa do licenciamento em si). Para a emissão, basta que o proprietário forneça a PLACA e o RENAVAM do veículo.

 

O usuário deve ficar atento à data de pagamento do licenciamento, que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que permite trafegar em vias públicas com o veículo. Todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.

 

O CRLV só será enviado para o endereço cadastrado no Detran|ES após o pagamento do licenciamento. Mas o proprietário do veículo pode optar pelo não pagamento da taxa de postagem do documento, e retirá-lo pessoalmente em qualquer unidade do Órgão no Estado. Para isso, basta que ele desmarque a opção de postagem, na emissão do boleto.

 

Endereço atualizado

 

Os documentos serão enviados ao endereço cadastrado no Detran|ES. O proprietário deve atualizar seu endereço no Detran|ES toda vez que mudar de residência. Pois, se o órgão não for comunicado, não tem como o boleto e o documento chegar às mãos do cidadão. Só com o endereço correto é possível o contato entre o órgão de trânsito e o proprietário do veículo.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060

imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard