Governo do Estado do Espírito Santo
21/01/2026 10h00

Confira o calendário de vencimento do Licenciamento 2026

Os proprietários de veículos registrados no Estado já podem se programar para o pagamento do Licenciamento Anual do exercício de 2026. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou as datas de vencimento do licenciamento e de fiscalização no site www.detran.es.gov.br. Confira aqui  

As datas de vencimento ocorrem em setembro de 2026 e são definidas de acordo com o último número da placa do veículo, conforme Instrução de Serviço Nº 43, publicada no Diário Oficial do Estado em 05 de dezembro de 2025. As datas seguem o calendário de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), já divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).   

O Detran|ES alerta que todos os veículos registrados no Espírito Santo já devem estar com o Licenciamento de 2025 quitado para circular em vias públicas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário, sob o risco de serem autuados em operações de fiscalização de trânsito caso não estejam licenciados.  

Veja como emitir o boleto de Licenciamento  

Como nos anos anteriores, os boletos do Licenciamento e do IPVA estarão disponíveis no site oficial do Detran|ES e não serão encaminhados para o endereço dos proprietários de veículos. O cidadão deve seguir os seguintes passos para a emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) no site do Detran|ES.    

  • Acesse o serviço ‘Emissão de Boleto Licenciamento’ 
  • Faça o login na conta do Acesso Cidadão 
  • Clique na placa do veículo e em emitir DUA.    

Não é preciso imprimir o boleto para realizar o pagamento. O DUA tem o QR Code para o pagamento via Pix e o código de barras para pagamento nas instituições financeiras indicadas no DUA.   

O boleto de Licenciamento inclui todos os débitos pendentes no veículo, como IPVA, multas e taxas de serviços. O Detran|ES destaca que, mesmo com todas as taxas pagas, o veículo pode não ser licenciado se eventualmente houver alguma pendência administrativa, como: o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser feito anualmente nos veículos que utilizam GNV; chamada de recall pendente; restrição judicial; entre outras.  

Não caia em golpe!   

O Detran|ES alerta que o cidadão deve sempre acessar o boleto diretamente no site oficial www.detran.es.gov.br e não pesquisar em sites de busca ou retirar a cobrança em páginas que não sejam o site oficial do órgão. Além disso, o Órgão não envia o boleto para o endereço do proprietário do veículo, nem cobrança por e-mail, mensagem de texto para o celular ou WhatsApp.    

Antes de concluir o pagamento, o cidadão deve se certificar de que o destinatário que aparecerá na transação é o 'Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo’. Caso apareça um destinatário diferente no QR Code lido, o cidadão não deve fazer o Pix, já que o pagamento não constará no sistema e o veículo não será licenciado.  

Documento  

Após o pagamento, o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) Eletrônico estará disponível no site do Detran|ES, no aplicativo CNH do Brasil e no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).  

IPVA 2026  

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 começará em abril e poderá ser feito à vista, com desconto de 15%, ou dividido em seis cotas mensais. A cota única e a primeira cota (em caso de parcelamento) vencerão entre os dias 1º e 08 de abril de 2026, de acordo com o número final da placa do veículo, seja ele carro, motocicleta, caminhão, ônibus ou micro-ônibus.  

Para os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento do imposto em seis vezes, o vencimento das cotas será em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2026. As datas de vencimento foram definidas por meio da publicação do Decreto nº 6226-R/2025.  

No Espírito Santo, a alíquota do IPVA é a menor da região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários. Veículos do ano de fabricação 2010 serão isentos automaticamente do pagamento do imposto em 2026, por terem mais de 15 anos de fabricação.  

Confira a tabela de vencimentos do IPVA 2026. Para emitir o boleto do IPVA, acesse o serviço ‘Emissão de Boleto IPVA”, disponível no banner de Serviços 100% Digitais de Veículos no site do Detran|ES, ou o site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br).  

 

Informações à Imprensa:  

Assessoria de Comunicação do Detran|ES   

Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto   

imprensa@detran.es.gov.br 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard