21/02/2019 14h24

Detran|ES alerta foliões que irão curtir o Carnaval de Vitória

Foto: Fabio Nunes

O Carnaval de Vitória acontece nesta semana, entre quinta-feira (21) e sábado (23), e muitos foliões irão prestigiar o desfile das escolas de samba, no Sambão do Povo. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito.

Nesse período, a movimentação de pessoas nas ruas aumenta, o que leva à necessidade de os condutores a dobrar a atenção e reduzir a velocidade nesses locais. Mas os pedestres também precisam ficar atentos, utilizar a calçada e atravessar a pista sempre na faixa de pedestre, respeitando o semáforo.

O condutor deve se certificar quanto à documentação e manutenção do veículo.  O licenciamento anual e a habilitação do condutor precisam ser portados e estar dentro do prazo de validade. Luzes do veículo, pneus, retrovisores e demais itens devem estar em boas condições. A sinalização da via, limites de velocidade também exigem atenção do condutor.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, pontua que o condutor deve obedecer à legislação. “A multa só é aplicada quando ele não cumpre o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, a multa pode e deve ser evitada”.

Givaldo reforça ainda, que mais do que se preocupar com as medidas administrativas, o condutor deve se preocupar com a preservação da vida. “As pessoas precisam entender que o mais importante é voltar vivo para casa. Por isso, é primordial o uso do cinto de segurança e da cadeirinha, no caso de transporte de crianças. E, sob nenhuma circunstância, fazer a mistura bebida e direção. Se for beber, que utilizem táxi, carros de aplicativos ou elejam o motorista da rodada. Não façam com que alegria dessa data seja substituída por lágrimas”, lembra.

Ações educativas

O Detran|ES estará presente na festa, realizando abordagens educativas junto aos foliões, na entrada do Sambão do Povo, alertando as pessoas sobre o perigo da combinação de bebida alcoólica e direção, além de convidá-los a participar de jogos interativos. O objetivo é reforçar a importância das pessoas se divertirem mantendo a segurança e, assim, contribuírem para reduzir o número de acidentes nas ruas e estradas capixabas.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060