24/06/2021 17h25 - Atualizado em 24/06/2021 17h26

Detran|ES capacita Guarda de Trânsito de Colatina para aplicação de multas por meio de aplicativo

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nesta quinta-feira (24), o treinamento de agentes municipais de trânsito de Colatina para iniciarem a utilização de um sistema de registro de multas de forma eletrônica nas operações de fiscalização. Trata-se do talonário eletrônico, ferramenta contratada pelo órgão estadual e cedida à Prefeitura do município, que possibilita aos profissionais terem acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem e aplicarem multas, por meio deste aplicativo, em condutores infratores.

O talonário eletrônico contribui para otimizar o trabalho dos agentes ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração e permite o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran|ES. Durante o treinamento, ministrado pelas equipes de Tecnologia da Informação e de Fiscalização do Detran|ES, o diretor geral do órgão, Givaldo Vieira, informou que a utilização do sistema que contempla o talonário eletrônico equipa os agentes para atuarem de forma mais eficiente, coordenada e coletiva.

“Essa tecnologia que disponibilizamos para a Prefeitura de Colatina contribuirá para que a fiscalização, sempre com foco na proteção da vida dos colatinenses, seja mais integrada e efetiva no município, combatendo infrações e delitos de trânsito, como, por exemplo, o uso do celular durante a direção e o avanço do sinal vermelho. Além disso, esse sistema também vai otimizar a coleta de informações para que, por meio da análise de estatísticas com maior assertividade, trabalhemos de forma integrada na fiscalização e na educação de trânsito em locais com maior número de acidentes”, asseverou Givaldo Vieira.

“Com essa entrega, estamos também reconhecendo o enorme valor dos agentes para o município, que garante a segurança e a integridade aos cidadãos. O uso dessa tecnologia vai contribuir para a autuação das infrações nas vias de Colatina e o melhor atendimento ao nosso munícipe. A implantação do talonário eletrônico, assim como outras ferramentas, e as operações em conjunto que realizamos com o Detran, trará agilidade e sistematização ao nosso trabalho. É uma parceria que tem contribuído para a preservação de vidas e melhoria da fluidez no trânsito da nossa cidade”, destaca o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança Pública de Colatina, Daltro Ferrari.

A ferramenta contratada pelo Detran|ES já é utilizada nas fiscalizações pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e todos os demais batalhões do Estado, e também por agentes de fiscalização do Detran|ES e por agentes das guardas municipais de Vitória, Vila Velha, Linhares, Viana, Cariacica, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.

Também estiveram presentes na abertura do treinamento o prefeito Guerino Balestrassi, vereadores, secretários municipais, representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs), dentre outras lideranças locais.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

Fotos: Victor Amaral e Prefeitura de Colatina